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- Fatores que influenciam a procura de apoio financeiro proveniente das políticas públicas para a inovaçãoPublication . Moura, Dulcineia Catarina; Madeira, Maria Jose; Duarte, Filipe A P; Moreira, Jacinta; Simao, LO presente estudo visa analisar o impacto dos relacionamentos internos e externos na procura dos vários tipos de apoio financeiro público. Também se analisou a influência da capacidade de absorção na procura de apoio proveniente das políticas públicas de estímulo à inovação. Através do inquérito CIS 2010 - Inquérito Comunitário à Inovação 2010, os resultados evidenciaram que os relacionamentos externos estabelecidos com parceiros institucionais e com outros parceiros externos, bem como os relacionamentos estabelecidos no interior da empresa influenciam a procura de apoio financeiro público ao nível da Administração Central. Demonstrouse também uma propensão para terem pessoas com formação superior ao serviço da empresa e realizam atividades de I&D tanto na empresa como fora dela. A realização deste estudo contribui para o desenvolvimento da teoria existente ao analisar os determinantes que influenciam as empresas em procurar apoio financeiro público.
- A influência dos blogues de moda e beleza na estratégia de marketing das marcasPublication . Gouveia, Eliana Raquel Lopes; Silva, Paulo Alexandre Pires Pinto daÀ medida que o consumo foi evoluindo e adaptando-se à evolução tecnológica, as marcas também foram modificando-se e ajustando-se ao mercado, criando e adaptando novas técnicas de marketing, tradicional e digital, de forma a conseguir alcançar um maior número de consumidores. Assim surgem os blogues que vai fazer com que as marcas comecem a trabalhar no marketing dirigido para os seguidores e consumidores dos blogues. Se antes um blogue era visto como um diário, atualmente este é visto como uma forma rentável de negócio. O objetivo deste estudo é compreender quais são as estratégias de marketing que as marcas de moda e beleza privilegiam quando utilizam os blogues de moda e beleza. Para isso, a investigação conta com a realização de uma revisão bibliográfica abordando os temas de consumo, as marcas no séc. XXI, o marketing digital e os blogues de moda e beleza. O trabalho desenvolvido contemplou uma investigação mista agrupando uma vertente qualitativa e quantitativa, tendo sido realizada uma análise a treze entrevistas efetuada a responsáveis dos blogues e marcas de moda e beleza e de sessenta e cinco publicações dos blogues participantes na entrevista. As conclusões interligarão os dados recolhidos nas entrevistas efetuadas e na análise de conteúdos das publicações, permitindo deste modo perceber que a estratégia de marketing mais utilizada é o patrocínio com oferta a produtos, não negligenciando as outras estratégias de comunicação e marketing, sendo estas igualmente importantes para diferentes tipos de comunicação e estratégias de marketing.