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- Análise crítica aos projetos de reabilitação de edifícios antigos pertencentes ao Centro Histórico de ViseuPublication . Ramalho, César António dos Santos; Amaral, Manuel António Pinto da SilvaNos centros históricos das cidades, a temática da reabilitação de edifícios antigos tem assumido, na sociedade atual, particular relevância. Nos dias de hoje, considera-se que o edificado antigo, característico dos centros históricos das cidades, apresenta problemas construtivos associados à idade, devido essencialmente à falta de operações periódicas de manutenção, conservação e reabilitação. Neste contexto, as intervenções de reabilitação compreendem um papel fundamental, impedindo o abandono e a consequente ruína do edificado. Para a preservação da identidade dos locais com maior representatividade histórica, atendendo à satisfação das necessidades contemporâneas e atividades para as quais os espaços são projetados, verifica-se necessário o cumprimento de um conjunto de exigências, nomeadamente, de segurança (a nível estrutural e de incêndios), de habitabilidade/agradabilidade (a nível de conforto higrotérmico, qualidade do ar interior, proteção/estanquidade à água, salubridade, iluminação natural e conforto acústico), e de uso (a nível das acessibilidades). Nesta dissertação apresenta-se a análise da metodologia de intervenção de reabilitação, de diferentes edifícios localizados no Centro Histórico de Viseu. O presente trabalho pretende evidenciar diferentes metodologias de reabilitação aplicadas a edifícios com usos variados, cujas intervenções são da responsabilidade da Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu (Viseu Novo, SRU). Para tal, a referida análise é desenvolvida com base na observação dos projetos de reabilitação, de arquitetura e de algumas especialidades: estabilidade, acessibilidades, térmica, acústica e ventilação. Por fim, na análise crítica dos casos de estudo é considerado o conhecimento técnico de materiais e disposições construtivas, e a legislação em vigor, sendo apresentadas algumas propostas de melhoria aos projetos.
- Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leituraPublication . Ribeiro, Tatiana Vanessa Almeida; Martins, Emília; Fernandes, RosinaO presente estudo tem como objetivo caracterizar e comparar a consciência fonológica de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico com e sem perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura. Foram avaliadas 24 crianças, 15 das quais com desenvolvimento linguístico típico e 9 com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura. Para avaliar as competências de consciência fonológica foi utilizada a Prova de Avaliação de Competências de Linguagem para a Leitura e Escrita (Valido et al. 2011). Foi aplicada apenas a primeira parte da prova referente à consciência fonológica, que contempla provas de rimas (evocação e identificação), consciência silábica (identificação, evocação e manipulação) e consciência fonémica (identificação, evocação, manipulação, relação grafema-fonema e soletração). Utilizou-se, ainda, um questionário para obter informações relativamente às características sociodemográficas, desenvolvimento e apoio escolar. Observaram-se diferenças estatisticamente significativas nas tarefas de rima, consciência silábica e consciência fonémica, em função da PAE com défice na leitura, em todos os casos favoráveis às crianças sem PAE com défice na leitura. Concluiu-se, que as crianças com pertubação da aprendizagem especifica com défice na leitura apresentam desempenhos inferiores quando comparadas com os seus pares. Assim, as competências de consciência fonológica devem ser estimuladas e trabalhadas precocemente, de forma a evitar problemas ao nível da leitura. A consciência fonológica é desta forma um pré-requisito para a aprendizagem da linguagem escrita.
- Percepção dos profissionais de saúde sobre os cuidados paliativos neonataisPublication . Silva, Maria José Machado; Silva, Ernestina Maria Veríssimo BatocaIntrodução: Os cuidados paliativos neonatais pressupõem uma abordagem multiprofissional no alívio do sofrimento psicológico, fisiológico, social, emocional e espiritual do recém-nascido “que não vai melhorar” e família. Prevêem uma intervenção planeada, por profissionais formados e treinados, que apoiam com dignidade o recém-nascido no seu tempo de viver e na morte e apoiam a experiência familiar com empatia e respeito culturalmente sensível. Objetivos: Identificar a percepção dos profissionais de saúde sobre os cuidados paliativos que os recém-nascidos em fim-de-vida necessitam; analisar as experiências dos profissionais de saúde sobre os cuidados ao recém-nascido que não vai melhorar e sua família; identificar as necessidades de formação dos profissionais de saúde em cuidados paliativos neonatais. Metodologia: Estudo qualitativo fenomenológico, com uma amostra probabilística acidental, constituída por 15 profissionais de saúde, de uma unidade de cuidados intensivos neonatal, do norte do país. As entrevistas foram áudio gravadas e transcritas na íntegra. Efetuamos análise de conteúdo segundo Bardin (2016) na busca do sentido dos dados. Resultados: Realçamos que, apesar da falta de formação especifica em cuidados paliativos, estes profissionais de saúde demostram preocupação com a dignidade, qualidade de vida e conforto do recém-nascido e família. Cuidar de recém-nascidos em fim-de-vida e suas famílias constitui-se como uma dificuldade para os profissionais de saúde da unidade em estudo, a nível relacional, comunicacional e ético, pelo que se evidência a necessidade de formação. Conclusão: Apesar da pouca preparação para os CPN, os profissionais de saúde parecem-nos compadecidos para as necessidades dos RN que “não vão melhorar” e família e disponíveis para abraçarem a implementação dos mesmos. Palavras-chave: Cuidados paliativos; recém-nascido; unidades de terapia intensiva neonatal; morte.