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- As atividades práticas na aprendizagem do tema "importância da água para os seres vivos" no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Flavia Filipa Sousa; Carvalho, Paula; Mendes, Cristianapresente trabalho para a obtenção do grau de Mestre teve em consideração dois pontos fulcrais, nomeadamente uma reflexão crítica de toda a prática desenvolvida e uma investigação sobre a relevância das atividades práticas na aprendizagem do tema “Importância da água para os seres vivos” com alunos do 5.º ano de escolaridade. Para a primeira parte deste trabalho recorreu-se a todos os materiais elaborados e à experiência vivenciada durante as práticas realizadas, quer ao nível do 1.º Ciclo como do 2.º Ciclo do Ensino Básico, procedendo-se a uma análise e reflexão do trabalho desenvolvido e do papel enquanto futuras profissionais da educação. Dada a relevância atribuída ao trabalho prático no Ensino das Ciências, a sua reduzida utilização nas práticas letivas e o valor associado a um recurso essencial como é a água, surge o trabalho de investigação. Este trabalho de investigação foi desenvolvido com uma turma de alunos do 2.º Ciclo de Ensino Básico. De forma a determinar a influência do trabalho prático nas aprendizagens, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste para poder estabelecer uma comparação entre os conhecimentos dos alunos antes e depois da realização do trabalho prático. Com os resultados obtidos concluiu-se que as atividades práticas se mostraram uma mais-valia nas aprendizagens dos alunos, uma vez que os envolveram de forma direta e integrada na construção dos seus próprios conhecimentos.
- A exploração didática de álbuns narrativos envolvendo a família : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionadaPublication . Pereira, Andreia Filipa Teles; Balula, João Paulo RodriguesO presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes fundamentais. Na primeira parte, fizemos uma retrospetiva do que foi o nosso percurso na Prática de Ensino Supervisionada I e II, tendo refletido sobre os contextos e as aprendizagens. Tratando-se de contextos distintos – 1.º CEB e EPE – analisamos ambas as experiências, atendendo aos seus aspetos em comum e às suas discrepâncias, levando-nos à construção de conhecimento. A segunda parte do trabalho agrega o estudo empírico. O contexto Jardim de Infância e o contexto familiar, que visam o bem-estar da criança, entrelaçaram-se de forma benéfica. Deste modo, este estudo foca-se na exploração didática de álbuns narrativos, envolvendo a família. Ao ampliarmos o nosso conhecimento, demos conta que o álbum tem sido alvo de estudo crescente e as suas caraterísticas são basilares no que respeita à motivação das crianças para a leitura. Este estudo é de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo caso, agregando várias etapas. A primeira foi a realização do inquérito por questionário aos familiares das crianças, com o objetivo de compreendermos quais as práticas de leitura em contexto familiar e o seu envolvimento no contexto Jardim de Infância, no que respeita à leitura. Numa segunda etapa, os familiares foram convidados a participar num novo momento da rotina, que consistia na exploração didática de álbuns narrativos. Através dos registos em diário de bordo e numa grelha de observação, percecionámos quais as estratégias de compreensão da leitura utilizadas pelos familiares. A introdução do momento da “caixa da imaginação” contribuiu para o conhecimento de álbuns narrativos e, através destes, fomentou-se a motivação para a leitura, a ligação Jardim de Infância-família em práticas de leitura e a criação de laços afetivos.