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- A Construção Sociocultural do Sucesso Escolar: uma abordagem sociológica em contexto do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Moreira, Andreia Filipa Miranda dos Santos; Ramalho, Henrique,Há muito que o sucesso e o insucesso escolar têm chamado à atenção da comunidade, que tem procurado compreender este fenómeno e tentar agir sobre ele. A transformação da escola de elite para a escola de massas levou a que esta instituição incluísse uma grande diversidade de alunos. De repente, docentes habituados a trabalhar com alunos oriundos da mesma classe social, com a mesma cultura, com um nível sociocultural idêntico, deparam-se com uma diversidade social, cultural e económica para a qual não estavam preparados. Apesar da grande diversidade existente dentro das salas de aula, o modo de trabalhar com os alunos é o mesmo, o currículo é um documento único igual para todos os indivíduos e para todas as escolas, independentemente das suas características. A validação de uma cultura em detrimento de outra, ou seja, a valorização da cultura da classe mais favorecida, conduz a um descontentamento por parte dos alunos oriundos das classes sociais mais desfavorecida e que aos poucos, começam a conhecer de perto o insucesso escolar e em alguns dos casos, chega mesmo a culminar no abandono escolar. O estudo teórico metodológico deste relatório incide sobre as informações fornecidas pelos alunos e pelo(a) docente de uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A análise e interpretação dos dados recolhidos permitiu estabelecer relações entre as perspetivas dos alunos e do(a) professor(a). Podemos concluir que os intervenientes têm a mesma posição relativamente à definição dos conceitos. Contudo, os alunos têm uma visão mais simplista e redutora. Os alunos valorizam a participação das famílias e acreditam que estas participam muito na sua vida escolar, no entanto o(a) docente partilha da opinião de alguns autores que afirmam que as famílias não têm uma presença ativa na vida escolar dos seus educandos. Em termos de documentos orientadores, o currículo não tem em atenção a diversidade existente nas escolas, não tratando de forma justa todos os indivíduos, acentuando assim as desigualdades já existentes, já à entrada das escolas e que estas marcam os alunos ao longo do seu percurso escolar. Para orientar este relatório definimos os seguintes objetivos: i) definir o conceito de (in)sucesso escolar, aludindo a uma perspetiva multifocalizada de sentidos e de significados atribuídos ao (in)sucesso escolar; ii) explorar as representações e construções socioculturais dos sentidos e dos significados de (in)sucesso escolar; iii) averiguar as semelhanças e divergências entre as diversas perspetivas de (in)sucesso escolar; iv) identificar o público-alvo do (in)sucesso escolar (para quem?) e; v) compreender as racionalidades do (in)sucesso escolar, configurando-o como um desígnio obrigatório (para quê?). No que concerne ao trabalho investigativo, os dados são recolhidos através de entrevistas e analisados à luz da análise de conteúdo.