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- Fatores que influenciam a procura de medidas associadas às políticas públicas de estímulo à inovaçãoPublication . Madeira, Maria Jose; Moura, Dulcineia Catarina; Duarte, Filipe A P; Carvalho, Joao; Kahilama, JEsta investigação visa contribuir para analisar o nível de envolvimento nas Políticas Públicas de estímulo à inovação, sob a influência da Cooperação e da Capacidade de Absorção, na expetativa de que se venha a repercutir em resultados pertinentes para a sua aplicação.Neste trabalho o objetivo consiste na análise da influência da Cooperação e da Capacidade de Absorção na procura dos benefícios provenientes das Políticas Públicas de estímulo à inovação, mais concretamente Apoio Financeiro Público da Administração Regional ou Local, da Administração Central e da União Europeia. Nesta sequência, a análise centra-se no estudo de empresas industriais e de serviços, localizadas no território português, no período 2008-2010, recorrendo aos dados obtidos através do CIS 2010. De acordo com o objetivo exposto coloca-se como questão principal, para a qual é necessário encontrar resposta: A Capacidade de Absorção e as fontes de informação e de Cooperação com diferentes tipos de parceiros têm impacto sobre a procura dos benefícios provenientes do apoio financeiro público? Assim, devido à escassa literatura sobre o impacto da Capacidade de Absorção e da Cooperação na procura de medidas de apoio associadas às Políticas Públicas, o estudo pretende ampliar um pouco mais o conhecimento sobre a matéria e contribuir ativamente para fomentar algum avanço na análise dos fatores que influenciam a inovação. Pretende- se, ainda, com este trabalho abrir caminho para estudos futuros, quer através de outras análises diferenciadas do objeto em investigação quer contemplando trabalhos mais alargados sobre a matéria.
- As redes sociais ao engagement: o caso de três marcas de bebidas alcoólicasPublication . Gomes, Sandra Figueiredo; Morais, Nídia SaloméNos últimos anos, a importância das redes sociais na comunicação das marcas alterou por completo o Marketing. As empresas descobriram que os seus consumidores estão online e consequentemente a sua presença nas redes sociais é obrigatória. No entanto, a dinâmica no meio digital obriga a uma constante adaptação e aperfeiçoamento das estratégias de comunicação nas redes sociais, consoante o feedback do público-alvo. O engagement é uma das métricas mais importantes para a gestão de redes sociais e o conhecimento sobre os fatores que influenciam o engagement em marcas de bebidas alcoólicas é muito reduzido. Neste contexto, é importante determinar quais as melhores formas de utilizar as redes sociais para aumentar o engagement junto do público e perceber quais as diferenças existentes entre as distintas redes sociais. Desta forma, observou-se a comunicação de três marcas de bebidas alcoólicas muito ativas no Facebook e Instagram em Portugal. Com base nos resultados obtidos foi possível averiguar quais os fatores que influenciam o engagement. Alguns fatores como o nível de vivacidade e tipo de conteúdo mostraram influência distinta no Facebook e Instagram. Outras variáveis como a frequência das publicações, nível de interatividade, comentários positivos e respostas aos fãs tiveram resultados semelhantes no engagement das duas plataformas. O estudo mostra como os Instagram e os Facebook destas marcas de bebidas alcoólicas podem ser utilizados de forma distintas para potenciar o engagement junto do público-alvo e foi possível identificar algumas pistas para a criação de estratégias de comunicação mais eficazes nestas duas redes sociais.