Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-10"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção Precoce na Infância: da abordagem centrada na família às práticasPublication . Esteves, Vera Lúcia Loureiro; Ribeiro, Esperança JalesEste trabalho de Projeto tem como tema a Intervenção Precoce na Infância (IPI) e pretende contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos relativos à mesma em Portugal. Considera compreender se os conceitos de base devem ser assentes em modelos de promoção, capacitação, parceria baseados nas forças e recursos da família. Desejam-se conhecer as necessidades e prioridades designadas pelas Equipas Locais de Intervenção Precoce (ELI) e perceber se as práticas em IPI são realizadas numa abordagem centrada na família, explorando as estratégias utilizadas, procedimentos e agentes envolvidos neste processo. Para a realização desta investigação optou-se por um estudo de caso com uma metodologia qualitativa, tendo sido realizado um inquérito por QUESTIONÁRIO, composto por 10 questões maioritariamente com respostas numa escala de Likert numa readaptação da versão original “family focused intervention scale”, a partir de Pimentel (2005) e algumas perguntas abertas por nós idealizadas especificamente para este estudo. Constituem o caso os técnicos de uma ELI da região centro do país. Nas principais conclusões desta investigação, verifica-se que a Intervenção Precoce na infância é descrita na teoria como devendo ser centrada na família. Tal supõe que esta adquira competências de capacitação para promover o desenvolvimento da criança, evitando ficar totalmente dependente dos serviços. Verificamos através deste estudo que não estão reunidas todas as condições para que tal não aconteça na prática, uma vez que um conjunto de indicadores, a saber: i) informações direcionadas à família; ii) utilização dos recursos da comunidade e envolvimento parental; iii) apoio pessoal e familiar e iv) recursos formais e informais, apontem para que as práticas sejam orientadas para as famílias e não necessariamente para a implicação das mesmas nos processos, proporcionando-lhes ferramentas para a sua autonomia.
- A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de casoPublication . Santos, Joana Raquel Figueiredo; Rego, Belmiro; Gonçalves, TatianaAtualmente, dá-se cada vez mais importância à relação que uma determinada marca ou organização cria com a sociedade. Com o aparecimento das redes sociais, a construção dessa relação tornou-se uma ferramenta de comunicação mais importante e mais especializada. A este tipo de comunicação dá-se o nome de Comunicação Estratégica, pois é através dela que tudo é pensado ao pormenor, a nível interno e externo, com a finalidade de satisfazer as necessidades globais da sociedade. Neste âmbito, o presente trabalho, tem como finalidade responder à seguinte questão de partida: “Como aumentar o diálogo entre a autarquia de Viseu e munícipes na rede social Facebook?”. O objetivo principal desta investigação consiste em avaliar e identificar o impacto desta rede social da Câmara Municipal de Viseu no relacionamento com o cidadão. Com o propósito de responder ao que foi elencado anteriormente, a metodologia utilizada para a realização deste estudo foi o estudo de caso da Câmara Municipal de Viseu, por meio da análise da rede social Facebook deste município durante três meses, e da realização de um questionário. Os resultados obtidos através desta investigação revelam que um dos pontos chave para que haja uma boa Comunicação Estratégica é conhecer o público. Isto consiste em saber o que gostam mais de ver publicado, quais os dias e horas que possibilitam um maior alcance ao nível de visualizações e divulgação e também publicar assuntos da atualidade de forma inovadora e criativa.
- Competências ortográficas em alunos com défice na expressão escrita: Contributos de um estudo de casoPublication . Moura, Isabel Maria Brás de; Ribeiro, Esperança JalesA pertinência deste trabalho fundamenta-se na necessidade de descrever os apoios disponíveis e implementados em contexto escolar com crianças com défice na expressão escrita. O projeto de investigação a que nos propomos constitui um estudo de caso, assumindo um caráter descritivo, enquadrando-se no âmbito do paradigma qualitativo. O sujeito do estudo é uma criança, do sexo feminino, com 13 anos, diagnosticada com “Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na expressão escrita” frequenta o 7.º ano de escolaridade numa escola pública na zona centro de Portugal. Encontra-se ao abrigo do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, no Programa Educativo Individual (PEI) constam como medidas educativas: apoio pedagógico personalizado; adequações curriculares individuais e adequações no processo de avaliação. Demos preferência à pesquisa documental, à entrevista semi-estruturada e à escala de autoconceito de Piers-Harris “Children’s Self-Concept Scale” (PHCSCS-2), na adaptação portuguesa de Veiga (2006). De modo a conhecer a relação da jovem com os seus pares no seio da turma, aplicámos o teste sociométrico. Os resultados deste estudo mostram que embora tenha sido referenciada de modo correto, os apoios implementados são perspetivados de modo diferente pelos diversos agentes envolvidos, referimo-nos, neste caso, à professora de educação especial, à mãe e à aluna. Conclui-se, ainda, que os métodos pedagógicos utilizados não se evidenciam como os mais adequados, nomeadamente na área curricular de português. São apresentadas algumas estratégias que poderão vir a ser implementadas no contexto escolar da aluna.
- A FNAC e a sua Representatividade na Dinamização da Cultura em Viseu: um estudo de casoPublication . Ferreira, Marlene Tavares; Ferreira, Ivone; Ferreira, Sónia De AlmeidaOs estudos sobre comunicação organizacional têm se multiplicado, em grande parte despoletados pelas demandas dos consumidores cada vez mais informados e conscientes. Organizações, públicas e privadas, estão cientes de tais requisitos em evolução e procuram adaptar-se, simultaneamente, às expetativas de diferentes stakeholders, ampliando a gama de produtos e serviços disponibilizados, melhorando a qualidade e a capacidade de afeto através de novas formas de comunicação. Este relatório de estágio procura compreender a capacidade de afecto na comunidade pela FNAC Viseu, bem como a visibilidade promovida pelos media regionais a esta empresa, cujo escopo engloba produtos culturais. Este documento compreende uma revisão inicial da literatura sobre comunicação organizacional e estratégica, seguida de uma descrição abrangente das atividades realizadas durante vários meses na FNAC Viseu, no âmbito do Mestrado, e a análise final de entrevistas, questionários e clipping, realizados como apoio adicional ao estudo.