Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A repercussão das perturbações da fala e da linguagem, em crianças de idade pré-escolar, na aprendizagem da leitura e escrita – perspetiva de Educadores de InfânciaPublication . Neiva, Diana Raquel Pires; Ribeiro, Esperança Jales; Amante, SusanaA comunicação é essencial ao ser humano tendo uma correlação direta com o desempenho pessoal, social e escolar da criança. O seu vínculo estreito com a linguagem e fala adquire uma dimensão complexa e interdisciplinar. Neste contexto, o conhecimento da criança ultrapassa a sua dimensão psicológica e motora, debruçando-se sobre áreas do desenvolvimento cognitivo e linguístico cuja definição envolve não só os processos cerebrais como o ambiente linguístico em que a criança se encontra. O presente estudo concentra-se no papel dos educadores de infância durante o processo de aquisição e desenvolvimento da criança ao nível da potenciação dos conhecimentos linguísticos, da deteção de alterações nesta esfera e da valorização do desenvolvimento integrado e adequado para futuras aprendizagens formais (como a leitura e escrita). Neste sentido, foi construído um inquérito por questionário de autopreenchimento dirigido a educadores de infância. A amostra consistiu nos educadores de infância que exerceram funções em jardins de infância pertencentes ao Agrupamento de Escolas Viseu Norte. Observaram-se diferenças na análise das características, estratégias e objetivos relativos às perturbações da fala e/ou linguagem, inferindo-se que o conhecimento e preparação para atuar com crianças que apresentem dificuldades de fala e/ou linguagem não é uniforme e consistente.
- Transição para a Vida Pós Escolar/Mundo do Trabalho de Alunos com Necessidades Educativas EspeciaisPublication . Macário, Ana Paula Gomes da Costa Martins de Araújo; Felizardo, SaraEste trabalho, denominado “Transição para a vida pós escolar/Mundo do trabalho de alunos com Necessidades Educativas Especiais”, foca a transição dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), da escola para o mundo do trabalho. Para uma melhor compreensão, foi feita a contextualização teórica, com uma abordagem aos contextos de Educação Inclusiva, a transição para a vida a adulta dos jovens com necessidades educativas e a legislação que vigora em Portugal. Como alternativa ao ensino regular e, promovendo a inclusão, são apresentados os cursos profissionais, que propiciam a prática de uma atividade profissional, bem como uma maior autonomia por parte destes jovens. Através deste projeto fundamentado nos pressupostos de investigação pretendeu-se perceber quais as perceções dos professores e alunos sobre as potencialidades e obstáculos destes jovens em processo de transição para a vida pós-escolar. Trata-se de um estudo misto de caráter exploratório e descritivo. Foram elaborados questionários, passados a vinte professores e vinte alunos, bem como uma entrevista semiestruturada a quatro professores e dois alunos, com a intenção de se procurar responder às questões levantadas. O suporte teórico do trabalho engloba definições de diversos conceitos relativos ao estudo. Relativamente ao estudo empírico, iniciou-se a apresentação do estudo com a problemática, sendo traçados os objetivos e questões de investigação, assim como os procedimentos e técnicas de análise, tendo em conta a apresentação e discussão dos resultados, que evidenciam que, enquanto no processo de transição o estágio é um meio de ajudar os alunos a encontrarem uma profissão, preparando-os para a vida futura. No entanto, há um reconhecimento unânime de que existem dificuldades na transição para a vida pós-escolar, devido à falta de emprego e à falta de empresas que recebam estes jovens. Cabe, pois, à sociedade estar mais atenta e dar atenção a todas as pessoas dando-lhes a oportunidade de demonstrarem que são capazes, independentemente das suas limitações.
- Perceções de professores sobre práticas inclusivas para alunos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual com Currículo Específico IndividualPublication . Albuquerque, Eulália Rodrigues; Fernandes, RosinaHá muito se fala de inclusão e escola inclusiva. Em Portugal, um longo caminho se tem percorrido até aos dias de hoje. A legislação portuguesa, considerada das mais avançadas, tem vindo a acompanhar as mudanças que se têm operado no resto do mundo, adotando as diretrizes internacionais que existem para garantir os direitos da maior minoria mundial - as pessoas com deficiência/incapacidade -, nomeadamente a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A nossa investigação centra-se nos alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual (PDI), em medida educativa de Currículo Específico Individual (CEI). A análise centrou-se nas perceções dos professores sobre as práticas inclusivas, atendendo à dimensão dos direitos humanos, com os alunos com PDI em medida CEI, e como é que se caracterizam estas perceções em função de aspetos de natureza sociodemográfica e profissional. A nossa opção na recolha de dados recaiu num inquérito por questionário, junto de uma amostra de 30 participantes. Os resultados permitem confirmar que existem perceções mais favoráveis às práticas inclusivas e ao conhecimento dos direitos dos alunos com PDI em medida CEI, no que diz respeito aos docentes que têm experiência de trabalho direto com estes alunos. Este estudo constituiu-se como um contributo para o aumento do conhecimento das perceções dos professores sobre a inclusão destes alunos na turma do ensino regular. Permitiu uma reflexão sobre a importância da classe docente se questionar e assumir os direitos humanos como imperativo ético indispensável no seu desenvolvimento pessoal e profissional, impondo-se a necessidade premente da implementação de práticas inclusivas que permitam o acesso destes alunos ao currículo e à efetiva participação com os pares, numa escola que é de todos e para todos.