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- As potencialidades do software GRID na promoção da comunicação e Inclusão social de alunos com multideficiência: contributos de um estudo de casoPublication . Amaral, José Manuel Neves; Felizardo, SaraA comunicação é uma inevitabilidade social para qualquer cidadão, tenha ela ou não, limitações de qualquer espécie, pelo que o estabelecimento de interações com o meio que o rodeia, tornam-se imprescindíveis aos olhos de toda a sociedade, como fatores cruciais para inclusão social do indivíduo. No presente projeto procura-se explorar e perceber em que medida o software GRID promove a comunicação, interação e inclusão de um aluno com Multideficiência, que frequenta uma Unidade de Apoio Especializado (UAEM) do 1º CEB de um Agrupamento de Escolas da Região Sul (AERS). Neste contexto, foram elencados os seguintes objetivos: i) Compreender as perspetivas dos professores do AERS sobre os benefícios e barreiras da inclusão de alunos com Multideficiência em contexto regular de ensino; ii) Analisar as perspetivas dos professores de um AERS sobre a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA)/tecnologias de apoio e a sua influência na promoção da inclusão e das competências de comunicação/interação de alunos com Multideficiência com os pares, professores e assistentes operacionais, em contexto de ensino; iii) Conhecer as perspetivas dos professores de educação especial sobre as potencialidades e dificuldades de utilização do software GRID na promoção de competências pessoais, académicas, sociais e de inclusão de um aluno com Multideficiência, da UAEM, de um AERS; iv) Conhecer o perfil de funcionalidade do aluno com Multideficiência, bem como as medidas educativas e estratégias educativas previstas no seu PEI; v) Analisar a participação em atividades escolares, lúdicas e AVD`s de um aluno com Multideficiência, da UAEM, de um AERS. Optou-se por um estudo de caso, sendo que procurámos também conhecer as perceções dos professores do AERS e da UAEM sobre os Sistemas de Comunicação Alternativa e Aumentativa (SAAC)/tecnologias de apoio e o software Grid, bem como explorar o comportamento e interações do aluno com e sem o apoio do Grid. Além do aluno, foram envolvidos no estudo 50 professores do Ensino Regular e de Educação Especial da AERS e da respetiva UAEM. Foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: pesquisa documental, observação naturalista, questionário e entrevista estruturada. Os resultados obtidos revelam uma forte concordância em relação à importância dos SAAC, em especial o software GRID, no desenvolvimento de competências de comunicação e interação, bem como na inclusão social e escolar do aluno com Multideficiência. Constatou-se igualmente, que os docentes sem formação em Educação Especial parecem revelar um maior desconhecimento sobre os objetivos e importância da CAA ao nível da comunicação e linguagem dos alunos com Multideficiência. Ficou salientado e suportado por autores, que a formação adequada dos docentes do ensino regular torna-se fundamental para o sucesso das estratégias de inclusão social e escolar dos alunos com Multideficiência.
- A influência dos recursos na atividade motora das crianças em idade pré-escolar – Estudo realizado nos Jardins de Infância dos Agrupamentos das cidades de Viseu e OvarPublication . Silva, Patrícia Alexandra Carvalho; Eira, Paulo; Azevedo, AntónioO presente Relatório Final de Estágio visa dois objetivos fundamentais: as reflexões críticas das práticas em contexto e o trabalho de investigação. Na primeira parte, recorremos ao material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como autores inspiradores e com referência e à legislação em vigor, com a finalidade de refletirmos sobre as nossas práticas fazendo uma reflexão crítica dessas práticas na educação pré-escolar e do ensino do 1.º CEB. A segunda parte trata-se do trabalho de investigação, onde em termos teóricos se aborda que a criança é um ser único, influenciado pelo meio em que vive tendo em si grande necessidade de se movimentar e é através da qualidade desse comportamento que vai depender da qualidade de desenvolvimento motor. No decorrer do nosso estudo, recolhemos várias informações que nos levam a ter certeza que a educação física é coadjuvante a todas as áreas de conteúdo, tais como a nível de formação pessoal e social, conhecimento do mundo, educação artística, nomeadamente a dança e na música, favorecendo a vivência de momentos de movimento criativo utilizando diversas formas de comunicação. Os recursos são fundamentais para uma boa prática da atividade motora na educação pré-escolar, apoiando-se em diferentes recursos, quer na sala, quer no espaço exterior. O material didático é a base essencial para a construção do conhecimento, porém, muitos jardins de infância não têm recursos suficientes para a prática pedagógica da educação física. Os graus de satisfação dos educadores de infância foram analisados, existindo posteriormente uma análise de conteúdo com categorias definidas. Deste modo, os resultados encontrados do estudo, permitem concluir que os educadores estão insatisfeitos com as instalações físicas do jardim de infância para a prática da educação física; as planificações destes encontram-se articuladas com o domínio da educação física; o tempo que é dispensado para a prática de atividade física não é suficiente; existe a necessidade de improviso para colmatar a falta de material; o tipo de recreio existente na maioria dos jardins é o tradicional. Numa linha de comparação entre cidades, podemos constatar que Viseu tem mais oferta de material para dinamizar as sessões de movimento, enquanto em Ovar existe um maior nível de concordância no que concerne à liberdade de gestão do tempo para as Atividades de Animação e de Apoio à Família na educação pré-escolar (AAAF).