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- A Arte no Ensino e Aprendizagem da Simetria: Uma experiência no2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Tamara RebugeEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar tanto o percurso feito no decorrer das práticas de ensino supervisionadas, como o projeto de investigação na área de Matemática que decorreu no 2.º Ciclo do Ensino Básico (doravante CEB). O relatório foi estruturado em duas partes. A primeira resume o trabalho desenvolvido ao nível das práticas de ensino supervisionadas, no 1.º e 2.º CEB (aprendizagens, dificuldades e reflexão sobre o trabalho desenvolvido) e, na segunda parte, é apresentado o projeto de investigação. O projeto desenvolvido tinha como objetivo principal a compreensão do conceito de Simetria, por alunos do 6.º ano de uma escola pertencente ao distrito de Viseu, a partir do trabalho com tarefas que envolviam a análise de elementos de Arte, utilizando materiais didáticos. Trata-se de um estudo de orientação naturalista que adota como instrumentos a observação direta, as notas de campo e a análise documental das resoluções dos alunos. Os resultados da investigação mostram que a utilização de materiais didáticos durante a resolução de tarefas auxilia a compreensão dos conceitos, por parte dos alunos, e que trabalhar tarefas para estudar a Simetria de elementos de Arte permite estudar contextos ricos e potencializadores de aprendizagens com significado, particularmente porque esses contextos não matemáticos e ligados ao dia a dia ajudam a dar significado à Matemática escolar, permitindo analisar e perspetivar uma Matemática menos abstrata.
- A participação dos Pais/Encarregados de Educação na escola pública do 1.º Ciclo do Ensino Básico: interseções teóricas e empíricasPublication . Marques, Cláudia Alexandra Loureiro; Ramalho, HenriqueO presente Relatório Final de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este é constituído por duas partes, sendo que a primeira contempla a caraterização dos contextos e a análise e reflexão crítica das práticas de ensino ao longo do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. A segunda parte destina-se ao trabalho de investigação empírica de modo a compreender qual a relevância da participação dos pais para o sucesso escolar dos alunos. A primeira parte do trabalho resultou no culminar do percurso trilhado ao longo das nossas intervenções, das experiências e vivências daí adquiridas, das planificações de aulas elaboradas semanalmente e ainda das reflexões realizadas colaborativamente com os supervisores e orientadores cooperantes, que constituem, no nosso entendimento, um ponto crucial de todo este trajeto. A segunda parte contempla o enquadramento teórico e o quadro teórico metodológico evocando, sempre que possível e necessário, autores de referência da presente temática. Começamos por abordar a relação educativa na perspetiva de contrato social, no que concerne às possíveis relações estabelecidas entre a escola e a sociedade, às influências dos modelos culturais e da estrutura social. Fazemos ainda referência ao papel dos pais, dos professores e dos alunos na vida escolar e às conceções e fatores de (in)sucesso escolar. Do ponto de vista teórico metodológico, o trabalho insere-se num modelo de investigação empírica enquadrado no paradigma quantitativo. Os pais e os professores surgem como principais participantes, aos quais optámos por administrar inquéritos por questionário de modo a responder à questão central da nossa investigação. Os dados obtidos permitiram concluir que ambos os intervenientes educativos reconhecem a relevância da participação dos pais para o sucesso escolar dos alunos. Os professores pertencentes ao agrupamento garantem que adotam estratégias de modo a aproximar os pais da escola. Também os pais afirmam ter conhecimento de estratégias de envolvimento parental propostos pela escola e de formas de colaborar em casa com os seus filhos. Contudo, continuamos a ter pais que não participam na vida escolar dos seus filhos. A incompatibilidade de horário e o desinteresse foram apontados, por ambos, como os principais condicionalismos à participação dos pais.