Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-31"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conhecimentos sobre as mais-valias da supervisão pedagógicaPublication . Amado, Susana Cristina Esperança; Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira Azevedo; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: A supervisão pedagógica parece ficar limitada à formação de professores, entretanto, a supervisão deve ser capaz de agir sobre os elos essenciais do sistema, de modo a manter a articulação/ligação entre todas as partes da escola. Assim sendo, a supervisão, em contexto de formação, é entendida como um processo em que um profissional, em princípio mais experiente, mais informado e conhecedor dos segredos da profissão, orienta outro profissional, no seu desenvolvimento profissional e humano. Objetivos:. Identificar os conhecimentos sobre as mais valias da supervisão pedagógica dos docentes e identificar as variáveis sociodemográficas, profissionais, formação sobre supervisão e conhecimentos sobre os conteúdos, categorias e estilos de aprendizagem. Metodologia: Estudo de natureza quantitativa, transversal, descritivo-correlacional, com 73 docentes do ensino superior, com idade média de 43,89 (+/-9,210 anos). Na colheita de dados utilizamos um questionário de caracterização sociodemográfica; e as escalas Categorias básicas das atividades de aprendizagem, os Conteúdos da aprendizagem e os Estilos de aprendizagem. (Cruz, Carvalho, Cunha & Duarte, 2017); As Mais-Valias da Supervisão Pedagógica (Cunha & Cruz, 2017). Resultados: A análise de regressão linear múltipla entre as Mais Valias da Supervisão Pedagógica e os Conteúdos, Sexo, Tempo de Serviço e Idade revelou uma ligeira associação positiva (R2=.110; p=0.09). Pode-se ainda observar encontram-se as estimativas dos coeficientes do modelo assim como a sua significância. Essa associação entre as mais-valias da SP não parece ser significativa relativamente aos conteúdos de aprendizagem (beta=0.056; p=0.668) nem nas outras variáveis do modelo. Pelos modelos de regressão estudados, pode conclui-se que as mais-valias de supervisão pedagógica não parecem sofrer da influência linear das variáveis categorias, conteúdos e estilos de aprendizagem, mas parecem ser ligeiramente influenciadas pelo sexo e idade dos inquiridos. 6 Conclusão:. Os conhecimentos sobre as mais valias da supervisão pedagógica influencia nos conhecimentos sobre as categorias, conteúdos e estilos de aprendizagem. A enfermagem Comunitária procura proporcionar aos indivíduos e comunidades a vivência plena da sua saúde, capacitando-os para as escolhas informadas e sustentadas, revelando um imenso potencial na transformação das práticas da mesma, com vista à melhoria do bem-estar das pessoas, na ajuda da consecução dos seus projetos de saúde e obtenção de ganhos em saúde.