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- Construindo a Profissionalidade Docente: potencialidades das TIC na promoção de atividades de ensino/aprendizagem no âmbito da simetria no 2.º CEBPublication . Almeida, Denise Pedras; Gomes, HelenaCom o início do segundo ciclo de estudos, tornou-se mais percetível o contacto com a realidade escolar, através das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II. Estas possibilitaram uma maior proximidade com diferentes estabelecimentos de ensino, o saber de como estes trabalham, a oportunidade de estágio, a interação com docentes, não docente e alunos, fator crucial para a minha formação profissional. As diferentes PES dividiram-se em três momentos: o estágio, a orientação e os seminários. Cada um destes momentos foi bastante importante no meu desenvolvimento enquanto discente, mas também será, certamente, no futuro enquanto docente. Contudo, foi o estágio que teve um papel essencial. Para além disto, estas unidades curriculares permitiram desenvolver capacidades na construção de planificações de atividades letivas, bem como todo o material didático necessário para as suas implementações, levando a uma evolução enquanto discente, pois todas estas capacidades iam sendo melhoradas com o feedback dos professores e com os saberes que ia adquirindo ao longo do ano. Ter estas práticas no meu percurso académico é uma mais-valia. Proporcionam-me a oportunidade de contactar com uma turma; analisar e construir planos de turma; saber como apoiar a aprendizagem dos alunos; que autores devo ter em consideração nas minhas práticas e como ajudar a transformar a “escola” numa “escola” moderna. Ou seja, recorrer a recursos que proporcionem aprendizagens significativas nos alunos, de modo a que estes tenham um papel muito mais ativo na construção do seu conhecimento, uma vez que “a aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas do conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio” (Pelizzari, Kriegl, Baron, Finck & Dorocinski, s.d.). Por este motivo, pretende-se com a investigação realizada explorar novas abordagens e estudar a influência que a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), com a realização de atividades de ensino aprendizagem, pode ter no estudo da simetria de elementos da Natureza. O estudo realizou-se no contexto da lecionação do tópico da simetria (simetria de reflexão e simetria de rotação), numa turma do 6.º ano de escolaridade numa escola em Viseu, durante o último semestre do 2.º ano do mestrado, no ano letivo 2016/2017. Para tal, foram desenvolvidas tarefas com recurso ao Geogebra1. A investigação desenvolveu-se segundo uma metodologia de caráter descritivo, que se integra no âmbito do padrão qualitativo. Os dados recolhidos para análise foram obtidos através da realização, por parte dos alunos, de um pré-teste, de um pós teste, da realização de tarefas com recurso ao Geogebra, das entrevistas aos alunos e, ainda, através de notas de campo e da observação participante. Os resultados obtidos com o pré-teste e com o pós-teste mostram que, inicialmente, os alunos limitavam-se às figuras geométricas (em contextos puramente matemáticos) para identificar simetrias em figuras do plano. Contudo, e no decorrer deste estudo, conclui-se que o recurso Geogebra demonstrou ser eficiente na medida em que os alunos, na realização das tarefas, já compreendiam melhor o conceito de simetria e já identificavam as simetrias nas figuras. Conclui-se, também, que todos os alunos revelaram um enorme envolvimento na utilização deste Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD) e maior facilidade em identificar e justificar as simetrias presentes nos elementos naturais. De facto, a utilização deste AGD foi fundamental, na medida em que é um instrumento interativo e dinâmico que permite aos alunos manusear e transformar elementos geométricos, de uma forma muito intuitiva.
- Crenças em saúde relativas ao cancro do colo do úteroPublication . Chaves, Marisa Filipa Rodrigues; Nelas, Paula Alexandra Andrade BatistaEnquadramento: O aumento da incidência e prevalência de doenças oncológicas, nomeadamente o CCU, faz com que se considere que este seja um problema de saúde pública mundial envolvendo recursos na área da prevenção. Objetivos: Identificar os factores que influenciam as crenças em saúde relacionadas com o CCU; Determinar a influência das variáveis sociodemográficas nas crenças em saúde sobre o CCU; Determinar as variáveis de contexto ginecológico e sexual que influenciam as crenças em saúde relativasao CCU e analisar a relação entre as variáveis de contexto sociopsicológico e de saúde e as crenças em saúde relativas ao CCU. Metodologia: É um estudo quantitativo, não experimental, descritivocorrelacional e transversal. A recolha de dados foi realizada através de um questionário, o qual permitiu realizar a caracterizaçãosociodemográfica, ginecológica/sexual, psicológica de saúde e conhecimento sobre CCU. Utilizámos ainda escalas Crenças em Saúde (Patrão, I. 2000), LocusControl Saúde, Valor Saúde, Satisfação com Suporte Social (Pais-Ribeiro, 1999) e Questionário do Estado de Saúde SF8 (Pais-Ribeiro, 2005). A amostra é não probabilística por conveniência, constituída por 946 participantes da região centro de Portugal. Resultados:Verificamos que as crenças em saúde cancro colo do útero são, na dimensão benefícios, influenciadas pelas variáveis idade adulta, zona urbana, não usam métodos contracetivos e existência de familiares com CCU. A dimensão gravidade é influenciada pelas variáveis, zona rural, mulheres que vão periodicamente a consulta de planeamento familiar, uso de métodos contracetivos e existência de familiares com CCU. A dimensão obstáculos é influenciada pelas variáveis zona rural, uso de métodos contracetivos, existência de familiares com CCU e já ter iniciado na sua atividade sexual. A dimensão vulnerabilidade é influenciada pelas variáveis zona rural, usode métodos contracetivos, existência de familiares com CCU e ocorrência prévia de problemas do foro ginecológico. O total das crenças é influenciado pela zona rural, uso de métodos contracetivos, existência de familiares com CCUe ocorrência prévia de problemas do foro ginecológico. No locus control acaso, é preditor da vulnerabilidade, obstáculos, gravidade e fator global. O locus controlo externo é preditor da gravidade, benefícios e obstáculos. O locus controlo interno é preditor da vulnerabilidade e benefícios. O estado de saúde na componente mental é preditor em todas as dimensões e fator global. A componente física é preditora na vulnerabilidade, gravidade, obstáculos e total crenças. No suporte social, a satisfação com os amigos é preditora da gravidade e obstáculos. A satisfação com a família é preditorada vulnerabilidade, obstáculos e fator global. A actividade social é preditora da vulnerabilidade. Conclusões: Desenvolver competências nos profissionais de saúde que permitam ampliar as ações de cidadania em saúde, capacitando desta forma os cidadãos, de modo que se tornem mais autónomos e responsáveis em relação à sua saúde, encorajando medidas de promoção da saúde e de prevenção da doença.