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- Educar crianças num ambiente seguro: Papel da parentalidade consciente numa amostra de pais de crianças da região centro do PaísPublication . Santos, Ana Isabel Pratas Martins dos; Martins, Emília; Magalhães, CátiaO conhecimento científico enfatiza a importância e as consequências da parentalidade. Com base nesta premissa, as políticas europeias dirigiram o foco na prevenção do mau trato infantil e conferem uma grande ênfase na evidência como um princípio subjacente para a inclusão de boas práticas, apontando para a necessidade de desenvolver estratégias de intervenção eficazes e empiricamente validadas. Este projeto de mestrado tem como propósito analisar competências parentais conscientes num grupo de pais, com a implementação e avaliação do programa Adults and Childrens Together – Raising Safe Kids. Pretende ainda, comparar competências parentais conscientes com stress parental e analisar a evolução das autoperceções dos pais sobre os estilos parentais e evolução das competências mindfulness antes e depois da frequência do programa ACT-RSK. Adotou-se uma metodologia quantitativa, de investigação-ação, cujo desenho se norteou pela aplicação de pré e pós-teste, tendo por referência a implementação do programa ACT-RSK. A amostra do presente estudo foi obtida da comunidade sem risco identificado, apontando assim o caráter universal de intervenção do Programa ACT-RSK. Verificam-se resultados positivos em todas as dimensões do programa após a intervenção e referem-se algumas diferenças estatisticamente significativas. No que respeita à relação entre competências parentais conscientes avaliadas e stress parental destaca-se uma associação negativa forte no momento de pré- teste, porém, esta relação não se verificou após a implementação do programa ACT-RSK. Encontramos uma relação proporcional forte entre as competências parentais conscientes avaliadas e as competências de mindfulness no contexto parental, no momento do pré-teste, porém esta relação não se verificou após a implementação do programa ACT-RSK. Não obstante, os resultados deste estudo apontam para o impacto positivo na melhoria das competências parentais, diminuição de stress parental e aumento da parentalidade mindfulness, após a participação no programa ACT-RSK