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- Portfólios digitais na educação pré-escolar e envolvimento das famíliasPublication . Lopes, Lúcia Maria Oliveira; Rego, Belmiro
- Projeto dinamizador do destino turístico CaramuloPublication . Ferreira, Rafaela Trindade Homem; Seabra, Cláudia; Fernandes, Carla Maria Alves da SilvaA importância atual do Turismo de Natureza e da sua crescente procura por parte dos turistas nacionais e internacionais levou a que fosse considerado um produto turístico estratégico para Portugal e por isso inserido na Estratégia do Turismo para 2027 (Turismo de Portugal I.P., 2017). Não obstante a multiplicidade de termos associados ao Turismo de Natureza e diversidade na sua conceptualização, a verdade é que o Turismo de Natureza se refere ao turismo que combina educação, recreação, lazer e, muitas vezes, aventura (Laarman & Durst, 1987). E é com base nesta definição que o presente projeto se baseia. Um destino que tem potencial para todos estes ativos estratégicos é o Caramulo. É inegável que é uma vila com paisagens deslumbrantes, recursos naturais únicos e atrativos culturais. Originalmente de seu nome Paredes do Guardão passou a chamar-se Caramulo depois do médico Jerónimo Lacerda, em 1921, ter fundado a maior Estância Sanatorial da Península Ibérica neste local, sendo esta pioneira no país ao ter água canalizada ao domicílio, rede de esgotos com ETAR, sistema de recolha de lixos com forno crematório e eletricidade a partir de uma barragem própria (TCP/ARPT Centro de Portugal, 2006-2017). Hoje, o Caramulo caracteriza-se por ser um meio de convivência com a natureza e belíssimas paisagens. É possível visitar locais como o Caramulinho e o Cabeço da Neve, o Museu do Caramulo (arte e automóvel), as aldeias típicas, apreciar a gastronomia e vinhos da região, ou os percursos pedestres que mostram quão bonita esta serra é. Apesar de muitos acreditarem no potencial turístico do destino Caramulo, e já se terem realizado inúmeros projetos e apresentado várias propostas para trazer turistas à região, nenhum deles realmente se concretizou. É importante perceber que o Caramulo tem muito potencial a nível turístico que não está a ser realmente aproveitado. Neste sentido, o propósito deste projeto será em primeiro lugar conhecer o que os turistas desejam, e, de acordo com os resultados e pesquisa, criar várias propostas com a finalidade de colaborar no desenvolvimento da região a nível turístico na medida em que as empresas e organizações que desenvolvem a sua atividade neste destino tenham a oportunidade de se reinventar e criar novos projetos para o Caramulo.
- Impacto da esperança e da espiritualidade no padrão emocional dos idososPublication . Branco, Hugo Fernando Martinho; Cunha, MadalenaEnquadramento: O aumento da longevidade da população mundial e nacional nas próximas décadas promoverá um aumento considerável da população idosa com grande impacto na gestão da assistência em saúde por quanto o envelhecimento provoca alterações em momentos e intensidades diferentes, e dependem de características genéticas, ambientais e sociais. Este processo tende a ser doloroso para muitos idosos, que frequentemente se deparam com o isolamento, a falta de apoio social, a dificuldade em lidar com o próprio processo de envelhecimento, com a morte do cônjuge, o abandono familiar, o que também pode desencadear doenças físicas/psíquicas e/ou índices elevados de sofrimento emocional, depressão, ansiedade e revolta. Neste âmbito, e tendo em conta que a esperança e a espiritualidade integram a componente cognitiva comportamental da dimensão socio-espiritual da pessoa, é fundamental avaliar se estas dimensões têm impacto nas vivências dos idosos. Objetivos: Avaliar o padrão emocional da pessoa idosa. Determinar se as variáveis sociodemográficas, clínicas, a esperança e a espiritualidade influenciam o padrão emocional da pessoa idosa. Métodos: O estudo descritivo-correlacional e transversal foi realizado com 161 idosos (63 institucionalizados e 98 a residir no domicílio/com família), habitantes na zona centro de Portugal continental, com idades compreendidas entre os 65 e os 96 anos de idade (x=77,27 anos). O instrumento de recolha de dados integrou um questionário de caracterização sociodemográfica e clínica, a escala da Esperança (Herth Hope Index), a escala de Bem-Estar Espiritual (FACIT-Sp-12) e os Termómetros Emocionais. Resultados: Os resultados para a amostra global mostram que: - Os idosos apresentam bons índices médios de esperança; - A esperança é maior nas mulheres e menos significativa nos idosos mais velhos e com menos habilitações literárias; - O bem-estar espiritual é maior nos idosos institucionalizados, nos que não têm filhos e nos que têm doença crónica; - Os idosos apresentam um bom padrão emocional (scores <5), com valores superiores a 75,2%; - O padrão emocional é mais positivo nos homens, evidenciando as mulheres maior índice de depressão. Os idosos que vivem em meio urbano apresentam maior sofrimento emocional (p=0,018), mais ansiedade (p=0,048), depressão e revolta, mas menos necessidade de ajuda. O aumento da idade (p=0,040) e viver sozinho (p=0,040) são fatores que aumentam a depressão nos idosos. Verificou-se uma correlação inversa e significativa entre a esperança, o bem-estar espiritual e todas as dimensões do padrão emocional, inferindo-se que bons índices de esperança e espiritualidade se associam a vivências emocionais mais positivas na pessoa idosa. Conclusão: A esperança e espiritualidade são inerentes ao ser humano e acompanham-no ao longo do seu ciclo vital, sendo preponderantes em fases de transição da vida como na terceira idade, verificando-se que são um recurso efetivo para melhorar significativamente o padrão emocional da pessoa idosa. Impõe-se por isso incluir medidas promotoras da esperança e do bem-estar espiritual nos planos assistenciais para os idosos.
- Brincadeiras sem teto: a importância do brincar no espaço exterior – análise e reflexão sobre as práticas na educação pré-escolarPublication . Borges, Ana Rita Borges de Mata; Abrantes, Isabel; Figueiredo, Maria PachecoO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da componente Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo composto por duas partes. A primeira parte refere-se às práticas realizadas ao longo da PES, apresentando uma reflexão e análise do trabalho desenvolvido, em ambos os contextos. A segunda parte é constituída pelo trabalho de investigação com o principal objetivo de compreender como estão organizados os espaços exteriores dos contextos, interpretar as conceções e o sentido pedagógico que é atribuído a esses espaços, através da análise de estudos realizados no âmbito da formação inicial de professores. Metodologicamente, este projeto inscreve-se no paradigma interpretativo orientado por uma investigação qualitativa, e tem como objeto de estudo investigar sobre o espaço exterior como potenciador de aprendizagem. Privilegiou-se como técnica de recolha de dados, a análise documental que permitiu compreender a prática pedagógica realizada com foco na utilização do espaço exterior. Este estudo permitiu compreender que apesar de o espaço exterior ser valorizado, é um espaço ainda pouco dinamizado e organizado pelos educadores e pouco utilizado pelas crianças. Sendo o educador de infância gestor do currículo e responsável pela organização dos espaços e materiais do contexto educativo, o espaço exterior surge como dimensão importante enquanto potencializador de desenvolvimento e aprendizagem, da mesma forma que o espaço sala.