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- Qualidade de vida na mulher após mastectomiaPublication . Gomes, Andreia Raquel Rodrigues; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres, sendo a segunda causa de morte por cancro. Ao longo do tratamento a mulher enfrenta um conjunto de morbilidades provocadas tanto pela cirurgia, como pelos tratamentos adjuvantes realizados, que alteram a forma como a mulher encara o seu corpo, a sua forma de estar, o que provoca uma grande alteração na sua qualidade de vida. Objetivos: Avaliar o impacto da mastectomia na qualidade de vida da mulher, compreendendo a relação existente entre as determinantes sociodemográficas e clínicas e a qualidade de vida. Métodos/Procedimentos: Realizou-se um estudo não experimental, de natureza transversal, quantitativa, com carácter descritivo-correlacional, utilizando uma amostra não probabilística por conveniência, constituída por 65 mulheres submetidas a cirurgia da mama no Centro Hospitalar Tondela Viseu, E.P.E., no ano de 2017. Utilizou-se um questionário dividido em três secções, a primeira definia-se a caracterização sociodemográfica e clínica, a segunda a escala EORTC- QLQ-C30 e a terceira o suplemento EORTC-QLQ-BR23, escalas testadas e validadas em Portugal. Resultados: A amostra era constituída por 65 mulheres submetidas a cirurgia da mama com média de idades de 55.58 anos, na sua maioria casada (73.8%), escolaridade até ao 1ºciclo (35.4%) e com rendimento mensal médio entre os 500 e os 1000€ (35.4%). Verificamos que 67.7% das mulheres foram submetidas a mastectomia, destas 44.6% realizou esvaziamento axilar, 61.5% das mulheres realizou mais que um tratamento adjuvante. A maioria das mulheres (63.1%) refere sentir dor no dia-a-dia e 62.2% das mulheres apresentam complicações pós-operatórias. Das mulheres submetidas a mastectomia 70.5% referem um estado de saúde global moderado/ intermédio, enquanto as mulheres submetidas a tumorectomia (85.7%) refere um bom estado de saúde global. Conclusões: Os resultados evidenciam que as variáveis clínicas, tipo de cirurgia, dor e complicações pós operatórias, determinam a QV da mulher submetida a cirurgia mamária, provocando um decréscimo na mesma.
- THE DIGITAL TOURISM AND THE IMPACT OF MARKETING 4.0Publication . Soeiro De Carvalho, Ana BrancaThis paper has attempted to reveal the transformative influence of technology in tourism activities. According to Amadeus Travel Intelligence, the future travel industry isn’t just about moving people from A to B, unveiling new destinations, or organising trips. Megatrends in digital technology and society are connected with “Digital trends in tourism”. Marketing 4.0 emerged in consequence of various changes sourced from intense global competition, new type of consumers and rapid development in technologies (Vassileva, 2017, p. 47-56).. Instead it is about a thoroughly progressive, completely 360-degree view of the traveller and everything that goes into creating special, unique,memorable experiences. Digital Tourism has in the literature many different names and are diferente its application as DT – digital tourism, e-Tourism – electronic tourism and e-tourist – electronic tourist (Gelter, 2017).