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- Alunos com Necessidades Educativas e Bullying em contextos inclusivos:contributos de um Estudo de CasoPublication . Silva, Ana Margarida Pereira da; Felizardo, Sara,Este trabalho apresenta uma investigação sobre a problemática do Bullying no âmbito da inclusão dos alunos Necessidades Educativas Especiais (NEE). Segundo Serrate (2009), o bullying pode ser definido como sendo um comportamento de agressividade reiterada por parte de uma pessoa que atormenta, incomoda ou persegue uma outra pessoa que não tem a possibilidade de se defender. A literatura atual realça que os alunos com dificuldades desenvolvimentais/NEE estão em maior risco de envolvimento em dinâmicas de bullying. Neste contexto, delineámos os seguintes objetivos: i) analisar as perceções dos intervenientes no processo educativo (pais, professores e técnicos) sobre o funcionamento pessoal, social e inclusão da jovem com NEE; ii) perceber a opinião dos participantes do estudo sobre as barreiras, facilitadores e estratégias de coping utilizadas pela jovem com NEE nas situações de bullying e no processo de inclusão nos contextos de vida; iii) compreender a relevância da rede de suporte social e do envolvimento dos pais nas situações do bullying bem como no processo de inclusão, e iv) analisar a perceção da jovem sobre as suas próprias competências, dificuldades e apoios no âmbito das situações de bullying e da sua inclusão nos contextos de vida. No que respeito à parte empírica trata-se de uma de investigação qualitativa, especificamente, de um estudo de caso de uma jovem de 29 anos com dificuldades desenvolvimentais/ NEE. Para a sua concretização, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas, tendo como técnica de recolha de dados a análise de conteúdo. Foram envolvidos 11 participantes (a jovem com NEE, a mãe, um amigo, professores de ensino regular e técnicos). Quanto aos resultados, a maior parte dos registos incide sobre a participação e inclusão da jovem nos seus contextos sociais de vida, tendo-se verificado como barreiras à inclusão: a rejeição por parte dos pares, as dificuldades pessoais e de aprendizagem da aluna; em relação aos facilitadores da inclusão, salientam-se as dinâmicas relacionais muito positivas com professores e técnicos. Estes registos também evidenciam a necessidade de se intervir ao nível de estratégias educativas e no envolvimento familiar, com o propósito de promover as relações interpessoais e delinear ações mais eficazes na resolução das situações de bullying. Concluímos, ainda, que a investigação nesta área é incipiente e os dados estatísticos escassos. É essencial alertar as pessoas para a realidade do bullying, pois cada um de nós tem direito a viver a sua vida com respeito e dignidade.