Browsing by Issue Date, starting with "2019-06-11"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiência de inovação pedagógicaPublication . Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, A. M.; Rego, Belmiro; Fidalgo, Susana; Delplancq, Véronique; Amante, Susana; Relvas, SusanaIntrodução: A aprendizagem das Línguas Estrangeiras (LE) no Ensino Superior (ES) não se limita à transmissão de saberes linguísticos. Deve preparar os aprendentes para o contacto intercultural e proporcionar experiências bem-sucedidas e inovadoras que favoreçam a motivação e a inserção profissional. Numerosas publicações sublinham a importância das LE nos processos de recrutamento, na criação de oportunidades de emprego com perspetivas de maior responsabilidade e remuneração e na progressão na carreira. Os recursos digitais, de acesso fácil e rápido, revolucionaram a educação e criaram novos desafios para o ensino, nomeadamente no ES. O contexto de aprendizagem torna-se mais dinâmico, permitindo uma aproximação à realidade do mundo do trabalho. A utilização da internet e a exploração de recursos on-line são práticas educativas bem instaladas hoje. No sentido de estimular a aprendizagem ativa, o confronto dos estudantes com as realidades linguísticas e profissionais pode ser realizado recorrendo às redes sociais e a um método de trabalho ao “menu”, implicando-os como atores que interagem na sala de aula e com o exterior, mobilizando competências transversais a Unidades Curriculares (UC) nucleares do curso. Métodos: As experiências de trabalho que nos propomos apresentar centram-se na UC de “LE aplicadas aos novos media e ao ciberespaço”, com o francês e o inglês como línguas-alvo trabalhadas em conjunto, uma UC do 2.º ano da Licenciatura em Comunicação Social da ESEV/IPV (Portugal), cursada em 2016/17 e 2017/18. Conclusões: A progressão dos aprendentes torna-se evidente através das novas ideias que surgem e da melhor organização dos trabalhos, da maior facilidade e rigor em redigir textos e propor produções orais, da atitude em geral e da aquisição de mais autonomia na procura do desenvolvimento de competências.
- A Influência do Instagram na Escolha do Destino TurísticoPublication . Cravid, Cíntia Piedade Torres; Barros, Teresa Antas de; Martins, JoanaA transformação digital traz um número ilimitado de oportunidades. Os avanços das Novas Tecnologias da Informação, nomeadamente, da World Wide Web e das redes socias, desencadearam uma mudança no paradigma de comunicação. O advento da Internet, ligado à velocidade e ao fácil acesso à informação, possibilitaram a criação de um novo perfil de consumidor – o prosumer – um consumidor que deixa de ser passivo para passar a produzir conteúdo capazes de alcançar e influenciar uma comunidade. Com a Internet, surgiram as redes sociais, que se tornaram um espaço propício à troca de informação entre pares e é nestas comunidades virtuais que despontam os chamados influencers. O avanço das Tecnologias da Informação, tem vindo a desencadear alterações profundas na pesquisa de informação turística e no comportamento do consumidor de turismo. Tendo surgido em 2010, o Instagram é uma rede social essencialmente visual e com profundo impacto no Turismo pelo que se torna relevante o estudo da sua influência neste sector, avaliando de que forma justifica e interfere na escolha do destino turístico. Tendo em conta o tema de investigação, foi escolhida uma metodologia de carácter quantitativo e qualitativo. Deste modo, foram escolhidos como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário e a análise de conteúdo. Com uma amostra de 109 inquiridos, os resultados do inquérito disponibilizado online, e a análise de quatro contas de influenciadores digitais permitiram confirmar três das cinco hipóteses da investigação. As conclusões mostram que o Instagram tem influência no consumidor, não tanto na escolha do destino turístico, mas na descoberta de novos destinos e estimula o desejo de viajar, ao tornar os destinos partilhados nesta rede social mais apetecíveis.