Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: espaço exterior e aprendizagens de GeologiaPublication . Amaral, Ana Raquel Silva; Figueiredo, Maria Pacheco; Abrantes, IsabelNeste relatório final de estágio está incluída uma reflexão crítica sobre as práticas que foram desenvolvidas em contexto, onde são focadas as aprendizagens realizadas no decorrer das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Além disso, este relatório contempla um estudo desenvolvido no contexto de Educação Pré-Escolar em que o objetivo foi predispor, futuramente, as crianças para a aprendizagem da geologia, a partir de atividades realizadas com afloramentos rochosos existentes na cidade de Viseu. Este estudo é concretizado de forma qualitativa, sendo que recorremos à observação dos intervenientes (crianças) através dos níveis de implicação e bem-estar. O estudo foi desenvolvida com um grupo de crianças de uma sala regular da Educação Pré-Escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Em relação aos dados obtidos, podemos perceber que a utilização do espaço exterior é de extrema importância e proporciona aprendizagens que se revelam mais motivadoras e implicantes para as crianças em idade pré-escolar. No que concerne à utilização de elementos geológicos nas aprendizagens das crianças, estes revelam-se importantes, pois o contacto que o grupo tem com afloramentos de diferentes tamanhos, formas e texturas, trazem curiosidade às mesmas. Desta forma, podemos perceber que ao incutir o termo “rocha” as crianças acabam por o substituir em vez de “pedras”, assim tornam-se crianças com um vocabulário científico mais correto. Além disto, o facto de proporcionar às crianças o contacto com elementos de geologia, despertou a sua curiosidade sobre os mesmos, tornando-se evidente que estas ficaram mais predispostas a aprender conceitos de Geologia.
- Práticas de Ensino Supervisionadas e estudo multicasos sobre a gestão das paredes e a autorregulação das aprendizagens em contexto de Educação Pré-EscolarPublication . Freitas, Débora Filipa Oliveira; Ribeiro, Esperança JalesO presente Relatório Final de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Viseu, a partir da Unidade Curricular de Seminário de Investigação Sobre as Práticas. O mesmo relatório, na Parte I pressupõe a exposição de uma apreciação crítica do que constou o percurso nos dois níveis de ensino – 1.º CEB e EPE-, recorrendo a elementos reflexivos que perfizeram os dossiês de avaliação das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1.º CEB I e II e Prática de Ensino Supervisionada na EPE I e II; e na Parte II um trabalho investigativo sobre uma problemática que se tenha evidenciado ou tenha demonstrado interesse ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas que, neste caso, se trata de um estudo multicasos sobre as narrativas dos registos nas paredes e a autorregulação das aprendizagens em contextos de Educação Pré-Escolar. Este estudo teve como objetivos i) analisar os registos afixados nas paredes da sala de forma a ter evidências relativas ao trabalho pedagógico desenvolvido; ii) saber quais os objetivos da afixação dos registos, para o educador; iii) perceber de que forma o educador e as crianças intervêm na construção e afixação dos mesmos; iv) analisar a potencialidade dos registos afixados; v) avaliar se é possível relacionar as evidências afixadas nas paredes das salas com o modo de organizar a aprendizagem. Trata-se de uma investigação de teor qualitativo e para recolha das informações e dados foi utilizada a técnica de observação direta participante/naturalista e a entrevista semiestruturada. Este estudo decorreu em três salas de três Jardins de Infância diferentes da cidade de Viseu e contou com a colaboração das respetivas educadoras de sala. Os resultados obtidos evidenciaram que as paredes nos informam sobre o papel atribuído à criança nos processos de ensino-aprendizagem, tendo-se verificado diferenças entre os registos das paredes nas salas dos diferentes equipamentos. Estas diferenças vão no mesmo sentido dos resultados obtidos nas entrevistas às profissionais. Assim, podemos concluir que a análise dos registos das paredes pode ser um excelente ponto de partida para desencadear reflexões sobre as práticas educativas, promovendo a tomada de consciência sobre o papel que efetivamente é dado à criança na pedagogia e, consequentemente, na qualidade dos processos de aprendizagem promovidos pelos profissionais.
- Improving bluetooth beacon-based indoor location and fingerprintingPublication . Martins, Pedro; Abbasi, Maryam; Sá, Filipe; Cecílio, José; Morgado, Francisco; Caldeira, FilipeThe complex way radio waves propagate indoors, leads to the derivation of location using fngerprinting techniques. In this cases, location is computed relying on WiFi signals strength mapping. Recent Bluetooth low energy (BLE) provides new opportunities to explore positioning. In this work is studied how BLE beacons radio signals can be used for indoor location scenarios, as well as their precision. Additionally, this paper also introduces a method for beacon-based positioning, based on signal strength measurements at key distances for each beacon. This method allows to use diferent beacon types, brands, and location conditions/constraints. Depending on each situation (i.e., hardware and location) it is possible to adapt the distance measuring curve to minimize errors and support higher distances, while at the same time keeping good precision. Moreover, this paper also presents a comparison with traditional positioning method, using formulas for distance estimation, and the position triangulation. The proposed study is performed inside the campus of Viseu Polytechnic Institute, and tested using a group of students, each with his smart-phone, as proof of concept. Experimental results show that BLE allows having < 1.5 m error approximately 90% of the times, and the experimental results using the proposed location detection method show that the proposed position technique has 13.2% better precision than triangulation, for distances up to 10 m.