Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-11"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento em contexto pré-escolar:Uma abordagem autorreflexiva com base no Decreto-Lei n.º 54/2018Publication . Lopes, Catarina Neves; Xavier, PaulaO presente projeto aborda a Educação Inclusiva, no contexto pré- escolar, a partir de um processo de autorreflexão sobre a inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento. O exercício de autorreflexão iniciou-se na seguinte questão: “Como é que o processo de autorreflexão pode contribuir para a compreensão das barreiras e dos aspetos facilitadores no processo de inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento no contexto pré-escolar”?, no seguimento de uma experiência prática, durante 6 meses, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, no contexto pré-escolar, em colaboração com uma Educadora de Infância, uma Auxiliar de Ação Educativa e uma professora de Educação Especial. Assim, como Educadora Social, com base num guião construído para este estudo, refleti e interpretei os resultados, tendo sido estes analisados de acordo com os procedimentos previstos na Análise de Conteúdo. É fundamental evidenciar que o exercício de autorreflexão revelou resultados positivos, no que respeita à importância e à responsabilidade do profissional durante a atuação no terreno, enriquecendo o trabalho com crianças com necessidades especiais.