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- Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu MarcaPublication . Duarte, Carolina Alexandra Marques; Antunes, Joaquim GonçalvesO presente relatório de estágio enquadra-se no 2º ano de Mestrado em Marketing lecionado pela Escola Superior de Tecnologia a Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu, tendo como objetivo apresentar as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular. Este decorreu, de outubro de 2018 a maio de 2019, na Viseu Marca – Associação de Cultura, Eventos e Promoção. Esta associação está relacionada com o marketing territorial e city branding e tem como principal objetivo o enfoque na promoção da marca Viseu. A sua cultura, tradições, talentos e eventos são valorizados e são objeto de trabalho na associação, com a finalidade de criar valor e dimensão à marca - Viseu. Estudar e perceber quais as estratégias de marketing utilizadas na promoção e desenvolvimento de uma cidade são o enfoque deste estudo. Estabelecer laços e parcerias com empresas, marcas, organizações e instituições passam pela estratégia da associação para aumentar o seu crescimento com o intuito de potencializar a sua ação no mercado. Tornar Viseu um destino turístico de excelência, valorizando o que de “melhor se faz por cá”, é o principal objetivo da Viseu Marca. As funções desempenhadas durante o estágio e o enfoque das minhas atividades estiveram na gestão de comunicação, sponsoring e ativação da Viseu Marca. A comunicação é um dos pilares para o sucesso da promoção de uma marca, assim como estabelecer parcerias e patrocínios que alavancam e valorizam o seu desenvolvimento sendo peças fundamentais para potencializar o seu trabalho. O presente relatório está dividido em quatro partes, nomeadamente, a caraterização e apresentação da empresa acolhedora, a Viseu Marca, bem como a sua contextualização no mercado envolvente; uma revisão da Literatura sobre a temática e os principais temas abordados durante o estágio, que vão de encontro ao papel da Viseu Marca e os seus objetivos; a descrição e apresentação das atividades realizadas ao longo do período de estágio, e por último uma breve reflecção e apreciação crítica do trabalho realizado e desenvolvido, assim como, uma descrição das competências adquiridas durante este percurso.
- Perceção dos Agentes de primeira e segunda linhas da Promoção e Proteção de Crianças relativamente à Lei 147/99 de 1/9Publication . Antunes, Márcia Filipa Martinho; Mendes, Francisco; Fernandes, RosinaAs Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (primeira linha) e as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (segunda linha) desempenham um papel crucial na proteção de menores, na identificação e intervenção em situações de perigo. As suas competências e limites estão plasmados na Lei 147/99, de 1/9, que constitui, diríamos, a sua `Magna Carta. Desde então (20 anos!), a comunidade sentiu novas necessidades que o legislador vazou em alterações diversas e, de modo mais significativo, de 2015 em diante. Pretende-se conhecer as perceções dos técnicos (de 1ª e 2ª linhas) sobre as alterações mais relevantes ocorridas à Lei 147/99 (a partir de 2015), bem como os elementos substantivos e processuais que importaria alterar para sustentar uma intervenção ajustada ao superior interesse da criança/jovem. Para o efeito, foi construído um questionário ad hoc aplicado a 13 docentes do género feminino e 7 masculinos de duas escolas (1ª linha) e 10 técnicos do género feminino e 1 masculino de duas comissões de proteção (2ª linha) da região Centro. Os resultados, centrados numa análise descritiva e de conteúdo, evidenciam um maior conhecimento da Lei e das suas alterações pelos técnicos de segunda linha, enquanto os restantes participantes deixam transparecer uma necessidade de formação ao nível das competências que a Lei lhes confere, à exceção do diagnóstico de situações de perigo. Em conclusão, os resultados, não obstante não ser possível proceder à sua generalização, parecem apontar para uma necessidade de melhoria da formação dos participantes, particularmente os de primeira linha.