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- Desafios da parentalidade em famílias de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: Construção e implementação do programa “No “PE” do Autismo"Publication . Loureiro, Sandra Maria Pereira Fernandes Figueiredo; Felizardo, Sara; Xavier, PaulaA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma das mais graves perturbações do desenvolvimento da criança, que resulta numa incapacidade ao nível da interação social, da aquisição e uso convencional da comunicação e da linguagem, pela restrita variedade de interesses e alterações de comportamento, que perdura durante toda a vida. Com o nascimento de uma criança com PEA, a dinâmica familiar obrigatoriamente é alterada, tornando o exercício da parentalidade difícil (Rodrigues, Fonseca & Silva, 2008). Assim, face ao impacto que a existência de uma criança com PEA pode ter na família e no tipo de relações que nela se estabelecem, torna-se relevante analisar esta temática. O presente estudo tem como propósito compreender em que medida a participação de pais/cuidadores de crianças com PEA num programa de formação/educação parental potencia comportamentos parentais positivos para o desenvolvimento linguístico e comportamental das crianças. A população-alvo foram pais/ cuidadores de crianças com PEA. O número de participantes foi de 19 pais/cuidadores de crianças com PEA, sendo que 8 pais/cuidadores participaram num programa de formação parental e 11 pais/cuidadores não fizeram parte desse programa. É um tipo de estudo misto porquanto envolve uma componente qualitativa e compreensiva das perceções dos pais e uma componente quantitativa, de natureza experimental. Para o efeito, recorreu-se a medidas de pré-teste e pós-teste através da aplicação de um questionário e duas escalas, com um grupo experimental e um grupo de controlo. Após a frequência do programa parental, “No “PE” do Autismo”, os pais foram unanimes ao dizerem ter sido muito importante participarem nesta formação, tendo reportado progressos na linguagem e no comportamento dos seus filhos. Apesar de não se verificarem diferenças estatisticamente significativas, os pais que participaram no programa parental revelaram melhorias nos resultados do sentimento de competência parental e na satisfação com a vida.
- A importância da formação para famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais. A visão de professorese famíliasPublication . Rilho, Ana Cristina Marques; Silva, Ana IsabelA parentalidade é considerada uma das fases mais complicadas do ciclo vital de uma família, uma vez que a chegada de um filho acarreta novos papéis na vida do casal, envolve mudanças e impõe adaptações. O nascimento de uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) traz implicações relevantes para todo o seu grupo familiar. A família encara inumeráveis desafios que podem causar um profundo impacto na família e nas interações entre os seus membros. A literatura indica evidências de que uma relação próxima entre a escola e a família pode ser o motor para a construção de práticas de ensino adequadas e para a promoção do desenvolvimento da criança, sobretudo no caso de crianças com NEE. A presente investigação teve como objetivos: (1) perceber a importância da formação para as famílias, direcionada para famílias de crianças com NEE, providenciada pela escola, (2) perceber se a formação para estas familías é potenciadora do sucesso da relação escola-família. Trata-se de um Estudo de Caso, que assenta numa metodologia qualitativa, no âmbito do paradigma construtivista. Foram efetuadas oito entrevistas semiestruturadas, quatro a professores de Educação Especial e quatro a famílias com crianças com Necessidades Educativas Especiais. As entrevistas foram construídas tendo por base de apoio o Questionário de Envolvimento Parental na Escola – versão para professores – QEPVPROF (Pereira, 2002); e o Questionário de Envolvimento Parental na Escola - versão para pais - EPVP (Pereira, 2002). A formação das famílias enquanto forma de intervenção socioeducativa tem sido alvo de um crescente interesse, tanto a nível internacional, como nacional. As mudanças ocorridas na estrutura social, familiar e na escola, são fatores que têm vindo a promover o desenvolvimento de iniciativas de intervenção neste domínio. Nas principais conclusões desta investigação, verifica-se que há necessidade de formação direcionada para as famílias com filhos com NEE, e quando desenvolvida, é considerada de extrema importância, já que: (1) conduziria ao fortalecimento da relação entre os intervenientes(família e escola); (2) potenciaria, por se realizar no e a partir do contexto escolar, imagens positivas do mesmo e dotaria as famílias de confiança no trabalho dos profissionais; (3) promoveria um trabalho de parceria que conduz a um maior sucesso escolar, e logo, a uma relação mais positiva e de bem-estar entre todos os intervenientes. A análise dos resultados possibilitou a proposta de sugestões para futuras investigações, considerando as limitações de natureza metodológica, o aumento do número de sujeitos, e também, o alargamento do estudo a mais figuras parentais e a outros contextos escolares, como por exemplo o ensino privado, assim como perceber se existem diferenças mediante os níveis de ensino em que os alunos se encontram.