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- Marketing Político e as Redes Sociais: as Eleições Legislativas de 2019 sob o prisma do FacebookPublication . Matos, Eduarda Venâncio; Alves, Paulo BrunoEste estudo teve como objetivo tornar as estratégias políticas mais claras para que o público compreenda as formas utilizadas pelos Partidos Políticos na obtenção de votos. Conhecer as metodologias das campanhas políticas. Analisar as métricas das plataformas do Facebook e perceber o tipo e o formato de conteúdo mais utilizado em cada uma delas. Analisar a representatividade existente nas redes e no que desta resulta. Compreender a abordagem utilizada pelos Partidos e analisar o método de manipulação através da mensagem política. Para o presente estudo escolhemos uma abordagem mista que partiu da caracterização da atividade no Facebook dos 10 partidos políticos com assento parlamentar, tendo tido esta por base, um período temporal dividido em 3 momentos. Posteriormente passou-se à contabilização do número de publicações existentes durante os períodos, e finalmente, caracterizou-se o tipo e o formato do conteúdo. Para o tratamento dos dados foi utilizada uma ferramenta em excel que visou uma análise dos resultados mais simplificada. As principais conclusões obtidas através da análise de resultados foram: (1) O Facebook é representante de um forte meio de comunicação capaz de funcionalidades e poder de persuasão sobre os seus utilizadores, (2) a popularidade/representatividade positiva nas redes sociais está em disformidade com os resultados estatísticos, (3) o Facebook destaca-se como uma forte ferramenta de disseminação da mensagem política, (4) o Marketing Político utiliza as redes sociais para aumentar a proximidade entre o eleitor e candidato, (5) As campanhas de Marketing Político aplicadas pelos Partidos verificam-se funcionais e eficazes quando aplicadas no Facebook.