Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- UX research para as Smart Cities - como o meio digital influencia a experiência do cidadãoPublication . Magalhães, Mariana Morgado; Duarte, Rui Pedro Monteiro AmaroHoje em dia as pessoas sentem a necessidade de trocar o meio rural pelo urbano devido essencialmente ao crescimento da industrialização, à qualidade de vida e à acessibilidade dos serviços públicos. Atendendo a que o crescimento da população urbana ocorre a um ritmo exponencial, as cidades sentem a obrigação de garantir condições habitáveis para todos os cidadãos que as procuram, tendo-se criado novos modelos de organização das cidades e a interligação entre os serviços que estas oferecem passou a ser uma necessidade premente. Com o avanço tecnológico, toda esta integração passou a estar associada ao uso da tecnologia, levando as cidades a escalar ao conceito de Smart City. Uma Smart City é uma cidade que é gerida utilizando a tecnologia digital a seu favor, com o objetivo de aperfeiçoar maioritariamente operações municipais, reduzir custos financeiros, e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Atualmente as cidades disponibilizam plataformas tecnológicas de modo a motivar os cidadãos a permanecerem ou a visitarem as cidades, fazendo com que estes se sintam mais integrados. Normalmente essas plataformas divulgam informações dedicadas à cidade e não propriamente ao cidadão. Importa assim entender se o cidadão realmente se interessa pelas soluções implementadas, que tipo de informação é que cativa a sua atenção, e se tem interesse em participar na cidade. Assim, este projeto pretende focar-se na perspetiva do cidadão sobre a cidade, assentando na área de User Experience, tendo como objetivo definir uma plataforma digital que permita ir ao encontro das necessidades do cidadão na cidade e simultaneamente tirar partido do que a cidade tem para lhe oferecer e que este possa ter um papel tecnologicamente ativo na cidade dando feedback das suas experiências e necessidades, contribuindo assim para melhorar o que a cidade lhe possa vir a oferecer.
- Counterintelligence Technologies: An Exploratory Case Study of Preliminary Credibility Assessment Screening System in the Afghan National Defense and Security ForcesPublication . Reis, João; Amorim, Marlene; Melão, Nuno; Cohen, Yuval; Costa, JoanaThe preliminary credibility assessment screening system (PCASS) is a US-based program, which is currently being implemented by intelligence units of the North Atlantic Treaty Organization (NATO) to make the initial screening of individuals suspected of infiltrating the Afghan National Defense and Security Forces (ANDSF). Sensors have been instrumental in the PCASS, leading to organizational change. The aim of this research is to describe how the ANDSF adapted to the implementation of PCASS, as well as implemented changes since the beginning of the program. To do so, we have conducted a qualitative, exploratory, and descriptive case study that allows one to understand, through the use of a series of data collection sources, a real-life phenomenon of which little is known. The results suggest that the sensors used in PCASS empower security forces with reliable technologies to identify and neutralize internal threats. It then becomes evident that the technological leadership that PCASS provides allows the developing of a relatively stable and consistent organizational change, fulfilling the objectives of the NATO and the ANDSF.
- KLM para medir as variações de performance das aplicações webPublication . Cunha, Daniel Augusto Rebelo; Duarte, Rui Pedro Monteiro Amaro; Cunha, Carlos Augusto da SilvaO recente aumento da oferta de aplicações de software contribuiu para o aumento da exigência dos utilizadores, o que originou um acréscimo da complexidade dessas aplicações. Tal contribuiu para a adoção de mecanismos de automatização do processo de testes de software, de forma a reduzir erros de codificação e encurtar o tempo necessário para disponibilizar uma nova versão da aplicação ao utilizador. Atualmente, automatizar o processo de testes de aplicações é um processo já bem estudado e suportado por muitas ferramentas. No entanto, a avaliação da usabilidade de uma aplicação requer soluções que permitam determinar, antecipadamente, o tipo de melhorias que podem ser necessárias na aplicação sem a execução de um elevado número de testes com utilizadores. A performance é um fator tão importante numa aplicação web como a avaliação da sua usabilidade. O número de interações cliente-servidor, bem como o volume de dados transferido em cada interação estão relacionados com o desempenho da aplicação web, pelo que a satisfação do utilizador está dependente destes fatores. O presente documento aborda a automatização da análise do impacto das alterações do desenho da aplicação no utilizador, assim como a análise de dependências entre interações clienteservidor. Através da implementação do modelo Keystroke Level Model (KLM) são medidas interações não planeadas do utilizador, sendo posteriormente identificados padrões com base nos operadores KLM e nos tempos de cada operador. Com base nestes padrões são gerados indicadores de desempenho que são analisados pelo designer de interfaces, possibilitando alterações no desenho da aplicação. De forma a facilitar a análise da performance das aplicações web, é também proposta uma ferramenta que identifica os recursos que podem ser transferidos do servidor com a antecedência necessária de forma a evitar atrasos na interação do utilizador com a aplicação. No sentido de priorizar o carregamento de recursos é identificada uma ordem para o seu carregamento com base nas diferenças temporais entre eles.