Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-16"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- ENERGY MANAGEMENT ALGORITHM FOR END INSTALLATIONS WITH RENEWABLE PRODUCTION AND STORAGEPublication . Santos, Fernando; Hadla, HazemThis paper presents an algorithm to manage different renewable energy sourceswith storage. The objective of this algorithm is to regulate and control the outputcurrents of the DC-DC converters, which are directly connected to both the DC bus andthe inverter. Here, the inverter allows exchanging the energy between the DC bus andthe AC grid. The implementation of the proposed algorithm to end facilities in aliberalized market is also presented and tested. In addition, the benefits of suchimplementation, using eight dispatches, to the operators of the grid is demonstrated.The algorithm considers several situations of the consumption, energy production,various storage capacities, grid manager's demands, forecasts of production andconsumption loads. The results, which are obtained by the proposed algorithm, show agood regulation and control of the currents of the DC-DC converters, therefore a betterenergy management is achieved being this supported by an extensive theoretical analysis.
- Gestão Curricular e a Promoção de Competências Académicas dos Alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE): estudo de caso sobre as perspetivas de prosseguimento de estudos no ensino superiorPublication . Duarte, Ana Paula Geralda Moreira; Ramalho, Henrique; Lacerda, CarlaA gestão curricular foi atribuída às escolas que se encontram próximas às realidades vivenciadas por seus diversos alunos, sendo, antes, a maioria das decisões escolares centralizadas a nível nacional (Roldão e Almeida, 2018). Com este estudo, busca-se conhecer as perspetivas dos alunos com NSE do 12.º ano em relação ao prosseguimento de estudos, sendo o acesso ao ensino superior geral garantido às pessoas com deficiência (ONU, 2006). Foram delineados os seguintes objetivos: i) verificar as perspetivas dos alunos com NSE em ingressar num curso de ensino superior; ii) analisar as perspetivas dos diretores de turma/professor de turma quanto à valorização de competências académicas dos alunos com NSE; iii) analisar as perspetivas dos diretores de turma/professor de turma e professores de educação especial sobre as relações e o tipo de trabalho colaborativo, entre eles, os outros professores e os técnicos da escola, no âmbito da promoção de competências académicas dos alunos com NSE; iv) analisar as perspetivas dos alunos com NSE sobre as relações e o companheirismo, entre eles e os alunos sem NSE, no âmbito da promoção de competências académicas daqueles alunos; v) comprender o impacto (relativo) da autonomia e flexibilidade curricular na promoção de expetativas e condições favoráveis ao prosseguimento de estudos por parte de alunos com NSE; vi) comprender o impacto (relativo) do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória na promoção de expetativas e condições favoráveis ao prosseguimento de estudos por parte de alunos com NSE. Esta investigação é de natureza qualitativa, tendo como formas de recolha de informações as entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistados, além dos alunos, elementos que participam da interação inclusiva no âmbito escolar. Verificamos expetativas favoráveis à continuação de estudos por parte de alunos com NSE que não usufruíram de adaptações curriculares. Percebemos que os alunos com NSE que usufruíram de medidas adicionais de apoio à aprendizagem e à inclusão não se encontram inteirados sobre as possíveis formas de ingresso no ensino superior. Consideramos que a gestão curricular e a promoção de competências académicas promoveram efetivas expetativas e possibilidades de alunos com NSE, que cursaram as disciplinas sem adaptações curriculares, prosseguirem os estudos no ensino.