Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-23"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Fatores Influenciadores da prática de Exercício Físico em Health ClubsPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo AlexandreIntrodução: O culto do corpo e a manutenção de hábitos saudáveis sempre constituíram alvo de preocupação social, deixando de ser algo exterior à cultura para se assumir como uma das suas manifestações mais marcantes. A atualidade revela um quadro crescente de motivações para as práticas corporais institucionalizadas que têm sido substanciadas pela sua estreita associação com diversos marcadores que especificam a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos. Objetivo: Percecionar os fatores influenciadores da prática de exercício físico nos Health Clubs (HC) do município de Viseu. Métodos: O grupo de estudo foi composto por 179 frequentadores de sete HC do município de Viseu. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, sujeito a uma prévia fase de validação (por pares). Resultados: Evidenciam-se diferenças significativas entre sexos relativamente ao grau de importância atribuído a fatores como “aumento de força”, “ganho da massa muscular”, “tonificação”, “controlo de peso”, “perda de massa gorda” e “ganho de flexibilidade”, assim como entre mais novos e mais velhos, nos indicadores “ganho de massa muscular” e “aumento de força”. Conclusão: Ainda que os fatores de influência apropriados a cada praticante não impliquem necessariamente um aumento direto do seu envolvimento na prática de atividade física, o seu conhecimento auxilia acerca das especificidades socioculturais dos praticantes e, dessa forma, tende a aumentar a eficácia de ação na construção de programas de intervenção adequados.
- Consciência Fonológica em idade pré-escolar e no 1.º ano de escolaridadePublication . Almeida, Catarina Alexandra Santos; Matos, Isabel Aires; Silva, Ana IsabelO presente Relatório Final de Estágio é intitulado de “Consciência fonológica em idade pré-escolar e no 1.º ano de escolaridade”, tem como objetivo identificarmos os níveis de desenvolvimento das competências de consciência fonológica de um grupo de crianças de quatro, cinco e seis anos de idade, bem como as principais dificuldades de acordo com o nível de consciência fonológica. Para este efeito, foi realizada uma Prova de Análise da Consciência Fonológica que comtempla tarefas de consciência silábica, de consciência intrassilábica e de consciência fonémica. Esta prova foi aplicada a duas crianças de quatro anos, três crianças de cinco anos e a duas crianças de seis anos do distrito de Viseu. Foi, ainda, realizada uma entrevista com o objetivo de compreendermos quais as conceções que as educadoras de infância detêm sobre a consciência fonológica e que abordagem privilegiam para o desenvolvimento da consciência fonológica. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: numa primeira parte é apresentada uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto, através da contextualização e análise crítica das competências desenvolvidas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e na Educação Pré-Escolar (EPE); a segunda parte remete para o trabalho de investigação, onde se inclui a revisão da literatura, a metodologia utilizada e, por fim, a apresentação e discussão dos resultados. Dando ênfase à segunda parte, a revisão da literatura serviu de base para discutir e interpretar os resultados obtidos. A idade das crianças foi considerada como variável com implicações para o desenvolvimento fonológico, bem como a iniciação da aprendizagem da leitura e da escrita. Com os resultados obtidos podemos afirmar que a consciência fonológica evolui em conformidade com a idade das crianças, realçando-se a consciência silábica como o nível onde as crianças apresentam uma maior facilidade e a consciência fonémica como o nível onde as crianças revelam grandes dificuldades. Este estudo permitiu a reflexão sobre a importância do desenvolvimento da consciência fonológica desde a EPE, salientando o papel do/a educador/a como promotor de metodologias que permitam o desenvolvimento da consciência fonológica de forma criteriosa. Desta forma, o bom desenvolvimento destas competências irá promover o sucesso na aquisição da leitura e da escrita.