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- A inserção do Branding Disney no Universo Cinematográfico da MarvelPublication . Ramos, Renan Lopes Mieiro; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoA presente dissertação tem como objetivo identificar os efeitos em termos de branding da Marvel após ter sido adquirida pela Disney. Junto a essa identificação também é analisada a perceção dos consumidores e fãs da marca após esse evento e a maneira de como a marca manteve seu posicionamento no mercado mesmo após mudanças em seu catálogo. Neste trabalho, também serão expostos conceitos de marketing de relacionamento e Branding. A revisão da literatura reúne citações de autores que estudaram os fatores que fazem com que a Marvel seja a principal marca de filmes do gênero super-herói e recorde de bilheterias em todo o mundo. Esta dissertação pretende antes de mais responder à seguinte pergunta: terá a Disney infantilizado a marca Marvel? Para tal, é apresentado um pré-teste qualitativo com o objetivo de estudar o envolvimento dos consumidores com o universo cinematográfico da Marvel (MCU). O estudo principal consiste numa análise netnográfica a partir de 43 comentários recolhidos em discussões online sobre a aquisição da Marvel pela Disney. A metodologia usada procura compreender a perceção dos consumidores sobre a marca em relação ao que ela produz atualmente com a Disney. Foram analisados os perfis dos autores, as palavras que são mais frequentes nos comentários e a sua opinião acerca da qualidade dos filmes produzidos pelos estúdios Disney nos últimos 10 anos após a aquisição. Os resultados mostram que houve de facto uma certa infantilização da Marvel. Porém, foi esta uma ação necessária para inserir a franquia na primeira posição de bilheteria e de rentabilidade. Sendo essa uma das características de Branding atual da empresa, é reforçada também a criação de um envolvimento que vai muito além do cinema. Os consumidores passaram a abraçar a marca de uma forma que sentem a necessidade de estar sempre o mais próximo possível de suas personagens favoritas, sendo isto algo inédito e, talvez, exclusivo e específico aos filmes Marvel e aos seus consumidores. Os resultados apontam positivamente para uma infantilização inserida nos filmes da Marvel após a compra pela Disney, porém o grau de satisfação é notável por parte dos fãs, visto que a Disney mesmo com essa ação, passou a entregar mais produtos com mais consistência e alto nível de qualidade do que outros estúdios que trabalharam com a Marvel no passado.