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- Pensa globalmente, age localmente: as vozes da diversidade no livro-álbumPublication . Macário, Maria João; Sá, Cristina ManuelaAs exigências do mundo globalizado atual, pleno de diversidade, tornam premente a preparação de indivíduos capazes de uma efetiva cidadania global, com vista ao desenvolvimento sustentável de todas as culturas e ao respeito pelos direitos humanos. A preocupação pelo bem comum está, por isso, no cerne de uma educação para a cidadania global, promotora de competências associadas a conhecimentos e atitudes e valores nos indivíduos, futuros cidadãos ativos, que exerçam um papel consciente da importância da ação local para um mundo globalizado mais justo. Neste artigo, centramo-nos na literatura para a infância, procurando descortinar caminhos de reflexão sobre a cidadania global. A formação de leitores verdadeiramente comprometidos com a diversidade, a justiça social e o desenvolvimento sustentável encontra na literatura para a infância oportunidades de reflexão. A partir de uma abordagem intertextual centrada em potenciais reflexões sobre diversidade de dois livros-álbum analisados - Bernardino (Bacelar, 2005) e Monstro Rosa (Dios, 2013) -, procedemos a uma análise de conteúdo com recurso a categorias a priori, construídas a partir do referencial definido pela OXFAM (2015a, 2015b), relativo à educação para a cidadania global. Os resultados do estudo apontam para dois livros-álbum que retratam a importância da diversidade para uma (con) vivência feliz e completa. O sentido de pertença, a construção da identidade e a autoestima brotam do reconhecimento da riqueza decorrente das diferenças. Assim, num quadro fruitivo e de reflexão, a literatura para a infância e, particularmente, os dois livros-álbum analisados revestem-se de oportunidades para a promoção de uma educação para a cidadania global.
- A comunicação no Facebook e no Instagram durante a pandemia COVID-19 - o caso de três marcas de cosmética no período natalícioPublication . Carvalho, Marisa Filipa Oliveira; Morais, Nídia Salomé; Gomes, Sandra FigueiredoAo longo dos anos, a importância das redes sociais foi ficando cada vez mais evidente para a comunicação online das empresas, tendo impacto também nas estratégias de marketing adotadas. As marcas têm vindo a perceber que o seu públicoalvo está nas plataformas digitais, pelo que a sua presença nas redes sociais torna-se inevitável. Assim sendo, criar engagement é importante para as marcas porque em última análise, permite criar relações duradouras com os seus consumidores, o que traduz-se em vendas e lealdade. Neste sentido, o presente projeto de mestrado tem como objetivo principal perceber que estratégias de comunicação geraram mais engagement durante o período natalício de 2020 afetado pela pandemia COVID-19. Deste modo, analisaram-se as redes sociais Facebook e Instagram das marcas de cosmética Sephora, Douglas e O Boticário, através das Tabelas de Análise para se conseguir perceber as estratégias de comunicação e verificar os níveis de engagement do público com as marcas. Metodologicamente, considera-se que este projeto assume um cariz misto, com maior enfase no método qualitativo, embora também tenha pontos de ligação ao método quantitativo. Após a análise realizada, os principais resultados obtidos sugerem que as marcas de cosmética durante o período natalício e a pandemia COVID-19 comunicaram principalmente no Instagram e realizaram várias estratégias de comunicação, tais como, a venda online dos produtos; a realização de publicações de datas comemorativas e a aposta nos digital influencers, sendo que estas estratégias potencializaram o engagement junto dos seus seguidores.
- Estratégias de Comunicação Emocional nas Redes Sociais em Contexto de Crise - Caso de Estudo CUF e Trofa SaúdePublication . Soares, Márcia dos Santos; Morais, Nídia Salomé; Diogo, JulienA comunicação em saúde, é hoje mais do que nunca uma dimensão relevante para as instituições do setor. É assim fundamental o desenho de estratégias de marketing e de comunicação, permitindo o conhecimento por parte do público dos serviços que as redes hospitalares dispõem, mas também oferecer a oportunidade de estabelecer uma ligação com os utentes. Tendo em conta a dimensão emocional do homem (consumidor e/ou paciente), é neste sentido, que surge a questão de partida do presente projeto (será que as entidades de estudo aplicam estratégias de comunicação nas suas publicações nas redes sociais, do ponto de vista emocional em contexto de crise?), da qual será possível ter uma resposta através do caso de estudo feito nas duas redes hospitalares privadas líderes do setor em Portugal (CUF e Trofa Saúde), de forma a entender a dinâmica comunicacional atual dentro desta área. Ao longo desta análise são explorados vários conceitos, emoções e estratégias de comunicação digitais, necessárias para a fundamentar e aplicar no estudo de caso, cujo tempo de análise coincide com a primeira vaga da Doença do coronavírus (01- 032020 a 31-05-2020). Em suma, este estudo contribui para um aumento dos conhecimentos na área da comunicação e das emoções humanas, através de um carácter interdisciplinar.