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- Fatores determinantes para a excelência no vôlei de praia: representações de atletas de elitePublication . Franca, Francisco Clineu Queiroz; Pereira, Antonino; Leitão, José Carlos Gomes de Carvalho; Costa, Roberto Lopes da; Silva, Maria Ione daO objetivo deste estudo foi conhecer os fatores determinantes na aquisição, desenvolvimento e manutenção da excelência no Vôlei de Praia (VP) a partir da percepção de uma dupla de atletas de elite e seu técnico. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa dos resultados que se utilizou da entrevista e análise documental para recolha dos dados. Sobre os fatores determinantes da excelência no VP destacaram-se nos fatores primários, o aspecto psicológico, verificado nos elementos disciplina, força de vontade, motivação e foco, seguido pelo tempo de parceria e da preparação física iniciada (prática deliberada). Enquanto nos fatores secundários, o apoio, técnico, infraestrutura, qualidade de material esportivo e financeiro. Conclui-se que a junção dos fatores primários e secundários descritos acima foi essencial para aquisição, desenvolvimento e manutenção da excelência no VP.
- The Korsakow platform and nonlinear narratives as a means to enhance foreign language learning in HEPublication . Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, VéroniqueThe Covid-19 pandemic has posed great challenges to higher education (HE) and, in particular, to foreign language (FL) teaching. If, on the one hand, the lockdown and remote learning measures have brought constraints to teaching and research activities, on the other hand, they have fostered resilience, promoted creativity, and accelerated the use of technologies and digital transformation. The use of the Korsakow platform and the creation of non-linear storytelling are the strategies underlying an innovative methodology concerning the learning process of French and English as FL, in HE in Portugal. The JASM project (Open window onto the world: foreign languages, multimodal creativity, and pedagogical innovation in higher education) involves a group of students attending the bachelor’s course in Media Studies of the School of Education in Viseu. Students develop their assignments based on data analysis, related to diverse cultural and linguistic contexts within the city of Viseu, including interviews, photographs, and narratives centred on a migrant’s tradition. Digital art and online tools ensure greater motivation in acquiring multilingual skills and developing multilingual awareness. In this way, the various dimensions of language (aesthetic, emotional, and cognitive) are reinforced, in a remote teaching scenario/context, which is creative and collaborative while also mobilizing interdisciplinary skills. Such a reflection appears to be particularly relevant at a time when one needs clearly to adapt teaching and learning to the needs of society and rely upon pedagogical innovation, with students whose HE training has specific objectives other than the ones of those enrolled in language courses. The methodology is discussed, and the results of this project-based learning are presented.
- Recent Advances in Smart FarmingPublication . Gonçalves, Pedro; Pedreiras, Paulo; Monteiro, AntónioThe Digital Transformation, which has the Internet of Things (IoT) as one of its pillars, is penetrating all aspects of our society with dramatic effects. In fact, buzzwords such as “Smart homes”, “Smart offices”, “Smart health” and “Smart factories”, to name just a few, have become a commonplace and reflect the profound structural changes that the Digital Transformation is having in the way citizens live their lives and how businesses and industries are organized.
- Utilização do BIM na otimização de vigas parede em betão armado por meio de algoritmo genéticoPublication . Pauli, Mateus Kreutz; Silva, Paulo Alexandre da Silveira Costeira Marques da; Gutstein, DanielaEm situações de escassez de recursos, bem como na busca de soluções mais sustentáveis, os sistemas e elementos estruturais devem ser projetados levando em consideração, além da funcionalidade e segurança, o custo total de construção e operação da estrutura. Verifica-se, portanto, que a minimização do custo total de um sistema estrutural envolve necessariamente uma otimização de parâmetros. Na análise estrutural, o projeto de elementos especiais (ou de regiões D, onde a Hipótese de Bernoulli não se aplica), embora amplamente estudado, é um tópico ainda discutido e tem padronização relativamente recente. Entre os métodos comumente usados para dimensionar essas regiões está o Método das Escoras e Tirantes (ou Strut and Tie Method - STM). O objetivo desta dissertação é estudar as possibilidades de desenvolvimento de um método computacional para dimensionamento de vigas-parede através do STM e a introdução de uma otimização inteligente e automatizada desses elementos estruturais na fase inicial de projeto. A dissertação aborda a utilização de conceitos da metodologia BIM, interoperabilidade entre programas e programação visual, além de utilizar conceitos de otimização baseados em algoritmos genéticos. Exemplos práticos disponíveis na literatura técnico-científica são utilizados como base para a validação da metodologia e dos resultados obtidos. O resultado desta dissertação é uma ferramenta que, graças à sua interoperabilidade, é capaz de otimizar a análise estrutural de vigas-parede de betão armado por meio de modelos de escoras e tirantes através da ferramenta de programação visual Dynamo. O driver de otimização é o algoritmo genético NSGA-II que torna as iterações mais inteligentes, trabalhando em direção a uma solução ótima mais rápidamente do que os métodos convencionais.