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- A influência da Incapacidade Intelectual na articulação verbal em crianças do 1º CEBPublication . Alves, Joana Silva; Silva, Ana IsabelO presente estudo tem como como objetivo caracterizar e comparar a articulação verbal em crianças do 1.º ano de escolaridade com e sem incapacidade intelectual (II). A amostra é constituída por dois grupos, com a totalidade de 40 crianças, das quais 20 crianças com incapacidade intelectual e as restantes com um desenvolvimento intelectual típico. Para avaliar as competências articulatórias da amostra será aplicado o Teste Fonético-Fonológico – Avaliação da Linguagem Pré-escolar (Mendes, Lousada, Andrade & Afonso, 2009) aferido e padronizado, para o Português Europeu. Este teste é composto por um livro de imagens que induzem a produção de sons nas crianças e pelas respetivas folhas de registo. Recorreu-se, ainda, a um questionário para obter informações relativamente às características sociodemográficas, desenvolvimento e apoio escolar dos pais destas crianças. Os resultados apurados atestam que crianças diagnosticadas com II articulam as consoantes líquidas, fricativas e oclusivas com menor precisão e acerto do que as restantes crianças. Estes dados merecem especial atenção tendo em conta os diferentes cenários de intervenção especializada, nomeadamente ao nível da articulação verbal fundamentada na hierarquia dos traços distintivos e na necessidade de ampliar precocemente o sistema fonético e fonológicos das crianças com II. Salientase, ainda, a importância da prevenção dos problemas de desenvolvimento, minimizando os efeitos e repercussões associadas a uma maior participação social e escolar destas crianças.
- “SAAC: Promoção da comunicação (e inclusão) em crianças com PEA”Publication . Almeida, Rosália Lopes de; Cardoso, Ana Paula; Silva, Ana IsabelO indivíduo apresenta uma forma de se integrar na sociedade e no mundo que o rodeia, comunicando. Desde muito cedo que as crianças interagem umas com as outras, percebendo assim os significados das palavras, dos gestos, dos comportamentos e até dos objetos, apropriando-se de conceitos e conhecimentos. Nas crianças com compromissos a nível da comunicação, como é o caso das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), as interações com adultos e pares tornam-se mais restritas e condicionadas, podendo afetar o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Assim, proporcionar meios e recursos a estas crianças, para se exprimirem da melhor forma, e assim melhorar a sua qualidade de vida, autonomia e autoestima é crucial. Trata-se, também, de uma dar uma resposta específica e distinta aos indivíduos que ostentam alguma perturbação ao nível da comunicação, nomeadamente os que apresentam PEA. Paralelamente, a carência de materiais e recursos adaptados a crianças com perturbações da comunicação, nomeadamente livros adaptados com o recurso ao Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SAAC), é ainda uma realidade. Esta investigação centra-se na construção de um recurso pedagógico, um livro de literatura para a infância: “O passeio da Dona Rosa", adaptado com o Sistema Pictográfico ARASAAC e na sua posterior aplicação junto de uma criança com PEA. É objetivo deste trabalho de investigação analisar se este recurso é vantajoso na promoção do desenvolvimento de competências comunicativas em crianças com PEA, quando comparado com a mesma obra, mas utilizado na versão original. Conclui-se que este livro adaptado, com recurso ao Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SAAC), pode promover a inclusão das crianças com PEA em relação ao livro na sua versão original.
- Crenças, preconceitos e as expectativas das famílias de crianças com PEA em relação ao processo Ensino Aprendizagem das suas crianças para a vida ativaPublication . Iop, Elisangela Gomes; Ramalho, HenriqueÉ evidente que para a construção de uma sociedade, onde o respeito as diferenças seja foco das ações dos cidadãos são necessárias ações de múltiplos organismos. Nesse sentido, o estudo compreendeu as questões que versam os portadores de Espectro do Transtorno Autista (PEA) e as suas famílias, tendo em vista o preconceito, crenças e as expectativas sob o desenvolvimento intelectual do indivíduo mediante a ação da família da escola, devidamente apoiadas pela sociedade. O campo de estudo compreendeu a um grupo de pais e mães, composto por três famílias e, dois profissionais, um pedagogo e um terapeuta ocupacional. Na ocasião da pesquisa foram realizadas entrevistas abertas a partir de aplicativos de mensagem de texto, tendo em vista as recomendações dos órgãos de saúde públicos. Para a etapa de análise de dados optou-se pela explanação dos dados compreendendo os critérios do estudo de caso misto sob a análise empírica, sobressaindo a percepção do pesquisador e construindo um discurso junto a literatura científica especializada. Observados os resultados, foi possível identificar que a relação das famílias para com o diagnóstico de PEA se mostra o momento mais difícil, tendo em vista que, em sua maioria pais e mães desconhecem a condição, logo, sentimentos de medo, culpa, frustração e mesmo recusa, se mostram comuns. Todavia, o momento seguinte ao diagnóstico ocorre a eclosão de expectativas quanto ao desenvolvimento intelectual da criança, e junto a isso, ocorre o medo do preconceito social. Por fim, entre as famílias os relatos sobre preconceito e discriminação se repetiram, demonstrando que ainda existe um caminho para que a sociedade compreenda as limitações do portador de PEA e o aceite nos círculos sociais, tal e qual a família
- Para uma tipificação das políticas e das práticas de educação especial, à luz das perceções dos professores de 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino BásicoPublication . Gomes, Ana Isabel Cardoso; Ramalho, Henrique; Lacerda, CarlaO presente trabalho de projeto, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor, tem como problema de investigação o seguinte: Entre os pressupostos de uma educação excludente, segregadora, integradora ou inclusiva, como são tipificadas as políticas e as práticas de educação especial, à luz das perceções dos professores de 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, com especial destaque para o grau de inclusão de alunos portadores de necessidades de saúde especiais?, para o qual foram definidos objetivos descritos mais à frente neste trabalho. Desta forma, a metodologia de investigação utilizada é de natureza quantitativa, não experimental, também denominado de paradigma positivista. Os participantes a envolver na investigação são professores do ensino básico, contemplando o 1.º, 2.º e 3.º ciclos, com ou sem especialização em Educação Especial, em Portugal, sendo que a seleção é não probabilística, por conveniência, ou seja, os participantes foram selecionados, tendo em conta contatos da rede pessoal da investigadora, e, também, em grupos de redes sociais dedicadas a professores do ensino básico. O que se pretende perceber é até que ponto se pode afirmar que existe inclusão ou não, visto que cada vez mais é um tema abordado e a própria legislação em vigor, como o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, o Decreto-Lei n.º55/2018, de 6 de julho e o Despacho n.º 6478/2017, impulsiona a que as escolas sejam inclusivas e que os docentes utilizem métodos, práticas e dinâmicas adequadas às dificuldades de cada aluno, dando-lhes autonomia e flexibilidade para tal.
- The Influence of Age on the Wood Properties of Paulownia tomentosa (Thunb.) Steud.Publication . Esteves, Bruno; Cruz-Lopes, Luísa; Viana, Helder Filipe dos Santos; Ferreira, José; Domingos, Idalina; Nunes, Leonel J. R.Forests in Portugal are highly dependent on a short number of wood species, and new species with higher profitability are needed. The Paulownia species has generated great interest due to its fast-growing and relatively good wood properties. However, environmental factors have shown that Paulownia grows differently in each case. This study intends to determine the properties of young Paulownia trees from Portuguese plantations to determine the best age to cut the trees according to their use. The chemical composition (extractives in dichloromethane, ethanol and water, lignin, α-cellulose, and hemicelluloses), heating value, elemental analysis (CHNO), inorganic elements and thermogravimetric analyses (TGA), and the most important mechanical and physical properties (density, MOE, bending strength, water absorption equilibrium, moisture content, and dimensional changes) were determined for 1-, 3-, and 5-year-old trees. The results show that, chemically, the extractives increased while hemicelluloses decreased with age, and no trend was found for lignin and α-cellulose. The physical and mechanical properties increased with age, except for the MOE and bending strength. The 5-year-old samples presented the best features for pellet production, namely, calorific power, elemental composition CHNO and sulfur, and inorganic elements.
- Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades de Saúde Especiais no Ensino BásicoPublication . Silva, Ana Isabel Ferreira Ramalho; Felizardo, SaraO presente projeto é fruto de uma investigação sobre a inclusão escolar de alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) no Ensino Básico, à luz do Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho. Adotando o referencial da educação inclusiva, sustentada em princípios fundamentais, a escola deve responder às diferentes necessidades de todos os alunos, potenciando a sua participação na aprendizagem e na comunidade escolar. Neste estudo procuramos responder à questão “Quais as perceções dos intervenientes do processo educativo de alunos com NSE sobre a inclusão escolar, verificando, em que medida, variam em função de variáveis sociodemográficas, formativas e experiência profissional? Trata-se de uma investigação de natureza quantitativa, não experimental. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário, que incluiu a subescala do Índex para a Inclusão (Booth & Ainscow, 2002), dirigido a professores do ensino regular, professores da educação especial, técnicos especializados e pais/ encarregados de educação de crianças/alunos com NSE do Ensino Básico, pertencentes à Região Centro do território continental de Portugal. A amostra, por conveniência, contou com o envolvimento de 154 participantes. Após as análises estatísticas, a investigação possibilitou-nos concluir que efetivamente existem diferenças estatisticamente significativas nas perceções dos intervenientes do processo educativo de alunos com NSE sobre a inclusão escolar, formação e práticas inclusivas, em função de variáveis sociodemográficas, formativas e experiência profissional.