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- Secagem de produtos e subprodutos agrícolasPublication . Santos, Rafael Marques Almeida; Catorze, Carlos Alberto Pereira; Lopes, Sérgio Miguel GomesO estudo sobre os parâmetros da secagem é necessário para otimizar o processo e a obtenção do produto com boa qualidade que satisfaça as exigências dos consumidores. Assim é necessária a determinação de curvas de secagem, que permitam prever o momento em que o produto atingirá o teor de água esperado. No presente trabalho foi efetuada uma caracterização experimental da massa dos produtos ao longo da secagem, e posteriormente a modelação matemática dos dados experimentais obtidos. Para este estudo da secagem os produtos utilizados foram os mirtilos e as framboesas. Estes produtos foram sujeitos a dois tipos de ensaios de secagem: ao ensaio de secagem completa, em estufa colocada a 105°C para a determinação da humidade inicial dos produtos e ao ensaio em câmara climática com controlo das condições de temperatura e da humidade do ar no seu interior. Este processo foi repetido para todos os casos, tendo por base as condições de temperatura e de humidade a que se pretendia efetuar a secagem dos produtos. Durante os testes efetuados na câmara climática foi monitorizada a evolução da massa das amostras ao longo do tempo de secagem, obtendo-se as respetivas curvas de secagem. As condições de secagem foram a diferentes temperaturas (40, 50 e 60°C) com humidade relativa de 10%. Através das curvas de secagem obtidas a partir dos ensaios, observou-se que a temperatura exerceu grande influência na secagem, pois quando se aumentou a temperatura ocorreu uma diminuição do tempo do processo e um consequente aumento da taxa de secagem. Os modelos matemáticos de Newton, o de Henderson e Pabis, o do Logarítmico e do exponencial de dois termos, foram ajustados aos dados experimentais mediante uma análise de regressão não-linear, recorrendo ao programa computacional IMB SPSS STATISTICS. Após a análise matemática, foi verificado que o modelo do Logarítmico foi o que melhor se ajustou aos dados experimentais com base nos maiores valores do coeficiente de determinação R² e os menores valores do erro médio absoluto (MAE) e da raiz do erro quadrático médio (RMSE).
- Dinâmicas relacionais e ajustamento parental em famílias de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: contributos de um estudo de casoPublication . Neto, Márcia Cristina da Costa Simões; Felizardo, Sara; Cordeiro, LeandraA família, enquanto suporte social da criança, interfere significativamente no seu bemestar. Uma família com uma boa dinâmica, estrutura e organização, possivelmente tende a conseguir proporcionar à criança mais estabilidade, meios e apoio em diversos contextos, principalmente, a nível escolar. Após o conhecimento do diagnóstico, estas famílias terão de aprender a se reorganizar. Novas responsabilidades, tarefas e rotinas surgirão, às quais, é expectável que estas famílias consigam responder. Pautando-se este estudo pelo paradigma qualitativo, com a realização de um estudo de caso de sujeito único, a questão central desta investigação é “Quais as perceções de pais e técnicos sobre as dinâmicas relacionais e mudanças familiares no contexto de ajustamento parental ao diagnóstico, educação e cuidado de uma criança com PEA?” Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a entrevista semiestruturada, a desenvolver-se numa lógica de entrevista exploratória, tendo sido realizada aos pais e à técnica de Intervenção Precoce na Infância (IPI); pesquisa documental (relatórios clínicos, desenvolvimentais e escolares, bem como planos de intervenção); escalas de avaliação familiar, Índice de Stress Parental; genograma e ecomapa. Evidenciam-se os principais resultados obtidos, a saber: toda a família sofreu alterações nas rotinas após o diagnóstico e apresenta níveis expressivos de stress parental, em especial no Domínio dos Pais. No que toca aos recursos, a técnica de Intervenção Precoce na Infância teve um papel crucial no processo de educação e inclusão e, no suporte social, destaca-se a família alargada. O processo de inclusão escolar ocorreu sem grandes percalços, tendo a escola um impacto bastante positivo na vida da criança. Por fim, esta família não sentiu grandes mudanças devido ao confinamento e todas as outras restrições devido ao Covid-19.
- O contributo de projetos de intervenção social nas Casas de Acolhimento Residencial (CAR) - Perceções dos profissionaisPublication . Lopes, Sílvia Alexandra Brás; Ribeiro, Esperança Jales; Alves, Ana BertaNas últimas décadas, tem-se assistido a uma evolução quanto à forma de entender e intervir com crianças e jovens institucionalizados onde a promoção da autonomia e o desenvolvimento de competências com vista à vida independente têm sido cada vez mais reconhecidos. No entanto, apesar de significativos avanços, existe ainda um longo caminho a percorrer em Portugal. O presente estudo tem o objetivo de perceber, na perspetiva dos profissionais, a pertinência da implementação de projetos de intervenção social que promovam o desenvolvimento de competências de vida e do processo de autonomia das crianças e jovens acolhidos nas Casas de Acolhimento Residencial (CAR). Participaram nesta investigação 14 profissionais de estruturas de acolhimento residencial da zona Norte e Centro do país que aceitaram responder a entrevistas semiestruturadas sobre a referida problemática. Os resultados obtidos revelam que este tipo de projetos e respetivas atividades são percecionados como fundamentais para o desenvolvimento das crianças e jovens, apresentando, maioritariamente, resultados positivos na vida adulta. Os resultados apontam também para a o facto de não existir evidencias de trabalho efetivo de colaboração entre os diferentes profissionais, uma vez que alguns dos elementos afirmam desconhecer as práticas de autonomização, dizendo que cabem a equipa técnica. Neste sentido, resultados também permitiram perceber que é fundamental que as CAR sejam dotadas de profissionais adequados e com formação especializada, sobretudo para os elementos da equipa educativa, porque, apesar de estar previsto na lei, os resultados obtidos demostram que tal não se verifica na prática, o que pode interferir na qualidade e sucesso das práticas desenvolvidas.