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- Perspetivas sobre jogos digitais nas competências de comunicação e interação social de crianças e jovens com Perturbação do Espetro do AutismoPublication . Silva, Carlos Elói Ramos da; Felizardo, Sara; Alves, ValterAs tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na sociedade atual, influenciando os padrões ocupacionais e levando a novas formas de explorar e vivenciar o mundo. Os contextos educativos têm vindo a adaptar-se e a beneficiar desta realidade, utilizando novos modelos de intervenção pedagógica e preparando os alunos para a sociedade digital. As crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) podem beneficiar particularmente das tecnologias digitais, uma vez que permitem maior ênfase na individualização, estrutura e suporte visual e pela qual revelam especial interesse. Além do potencial enquanto recursos educativos, as tecnologias podem ser utilizadas de forma lúdica em atividades de brincar, adaptando-se aos novos padrões ocupacionais das famílias. Neste estudo, pretende-se compreender as perspetivas de profissionais (de educação e desenvolvimento infantil) e familiares sobre as potencialidades das tecnologias e jogos digitais na promoção de competências de crianças/jovens com PEA e verificar, em que medida, a participação no protótipo do jogo “Mushyland Adventures” promove as dimensões de comunicação e interação social. Optou-se por uma metodologia mista, com enfoque quantitativo e qualitativo, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados um inquérito por questionário sobre as perspetivas de profissionais e familiares sobre a utilização de jogos digitais por crianças ou jovens com PEA, bem como a análise documental e escalas/grelhas de observação. A amostra, por conveniência, envolveu 323 profissionais e familiares, bem como 2 adolescentes com PEA, 2 familiares e o observador que participaram nas sessões do jogo “Mushyland Adventures”. Os resultados obtidos após a participação de 323 respondentes, mostram perceções próximas entre familiares e profissionais sobre a utilização de jogos digitais na PEA. Os profissionais revelam resultados mais elevados na perceção da influência positiva do jogo digital nas competências de comunicação e interação social de crianças/jovens com PEA, na perceção da necessidade de jogos específicos e maior interesse no desenvolvimento de jogos digitais para a população com PEA. Quanto às questões de literacia digital, os profissionais de desenvolvimento infantil revelam perceções mais elevadas, sendo que os docentes revelam maior frequência e satisfação para utilizar as tecnologias digitais na atividade profissional. Os profissionais com mais experiência na PEA sublinham a necessidade de supervisão nos momentos de jogo e manifestam maior abertura para conhecer jogos específicos para a PEA. Além disso, verificou-se impacto positivo nas competências de interação e no envolvimento de dois casos de jovens com PEA, ao participarem no protótipo do jogo digital “Mushyland Adventures”.
- Estratégias promotoras do sono do RN nas unidades de cuidados intensivos neonataisPublication . Monteiro, Sara Luísa Gonçalves; Silva, Ernestina BatocaIntrodução: Numa formação avançada como é o mestrado e/ou a pós-licenciatura há a oportunidade de desenvolver conhecimentos a um nível de excelência, viabilizando a aquisição de competências técnico-científicas, humanas e éticas, sendo todas essenciais no desempenho de intervenções autónomas de qualidade, no âmbito da Enfermagem especializada em Saúde Infantil e Pediátrica. O EEESIP deve ser responsável pelo desenvolvimento das práticas de enfermagem, baseadas na mais recente evidência científica. O sono é uma necessidade básica fundamental para a maturação cerebral e para o desenvolvimento de diversos processos fisiológicos do RN. A privação do sono nos RN internados nas UCIN, além de provocar desconforto, pode prejudicar o seu desenvolvimento cognitivo e neuromotor. Por isso, é importante adotar estratégias destinadas a promover e a manter o sono nas UCIN. Objetivo: Refletir sobre o percurso de aprendizagem, tendo por base os referenciais teóricos que norteiam a prática do EEESIP e a mais recente evidência científica; sintetizar as atividades realizadas e as competências desenvolvidas; mapear as estratégias que promovem o sono do RN internado na UCIN. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia critico-reflexiva sobre as ações desenvolvidas nos diferentes estágios. Foi também realizada uma scoping review, através de pesquisa em diversas bases de dados e motores de busca: MEDLINE via PubMed; LILACS, IBECS e BDENF – Enfermagem via BVS; CINAHL Complete e Nursing & Allied Collection via EBSCOhost; Scopus, Science Direct e Diretory of Open Access Journals via B-On e Scielo em fevereiro de 2022. Foram definidos como limitadores de pesquisa os artigos publicados nos últimos 5 anos (2017 a fevereiro de 2022), disponibilizados em texto integral e nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: O percurso de aprendizagem resultou num enriquecimento pessoal e profissional, de aquisição de conhecimentos baseados em evidência científica, de desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências, de esclarecimento de dúvidas, e consequentemente de melhoria na assistência ao recém-nascido/criança e sua família. Na investigação realizada, a amostra final incluiu 9 estudos, após a análise dos quais emergiram as seguintes estratégias promotoras do sono: gestão do ambiente da UCIN, estímulos auditivos calmos, concentração de cuidados, respeito pelo sono vigília do RN, contenção, sucção não nutritiva, massagem, posicionamento, canguru, técnica de Yakson e toque humano suave. Conclusão: Foi baseado no conhecimento científico, relacional e técnico subjacente à prática do cuidar que pensamos ter desenvolvido e aperfeiçoado competências científicas, técnicas, relacionais e humanas no âmbito do cuidar da criança/jovem e família nas situações de especial complexidade. Da mesma forma, e no âmbito do cuidar do recém-nascido de alto risco e sua família, e também no âmbito da assistência à criança/jovem com a família, na maximização da sua saúde, desenvolvemos atividades que favoreceram o desenvolvimento de competências especializadas. Apesar da promoção do sono ser imprescindível para o desenvolvimento do RN, foi importante mapear evidências que sustentam a sensibilização e formação das equipas de enfermagem sobre o tema. Nesse sentido, consideramos que esta pesquisa constituí a base para a construção de documentos orientadores para os profissionais de saúde e que permitam a uniformização de cuidados que promovam o seu desenvolvimento saudável e que ao mesmo tempo sejam neuro protetores. Palavras-chave: enfermagem pediátrica; recém-nascido pré-termo; recém-nascido; sono; unidades de cuidados intensivos neonatais.