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- A influência dos múltiplos comparáveis de mercado no retorno acionista. O caso das empresas ibéricasPublication . Gouveia, Pedro Miguel Carvalho; Pinto, António Pedro Martins Soares; Reis, Pedro Manuel NogueiraUm investimento deve gerar um retorno suficiente que permita recuperar o capital investido, assegurar a remuneração mínima exigida e gerar um excedente. Como tal, a procura por indicadores que auxiliem e suportem as decisões de investimento com o intuito de maximizar a rentabilidade é cada vez maior. O presente estudo propõe-se analisar e comparar a relação entre indicadores financeiros e o retorno das ações das empresas cotadas no PSI-20 (Portugal) e no Ibex-35 (Espanha) para um horizonte temporal compreendido entre 2014 e 2020. Para o efeito, optou-se pelo método de regressão linear múltipla com dados em painel estático, através do software STATA. Os resultados revelam que os indicadores financeiros diferem entre os dois índices utilizados. O Price to book ratio apresenta uma relação negativa e significativa com o retorno das ações do PSI-20 e da IBEX-35 e, pelo contrário o Price to sales ratio condiciona positivamente o retorno destas ações. Por sua vez, o dividend yeld, apenas apresenta resultados positivos e significativos com as ações de Portugal, enquanto o Price to earnings ratio estabelece uma relação negativa e significativa apenas com as ações de Espanha. Esta dissertação pretende auxiliar os investidores a compreender os indicadores que melhor preveem a rentabilidade das ações dos dois países, assim como, proporcionar um maior conhecimento das componentes mais sensíveis das ações cotadas na Península Ibérica.
- O papel da comunicação digital em serviços de streaming: Netflix, HBO e Disney+Publication . Augusto, Cláudia Raquel Domingues; Augusto, Luísa; Diogo, JulienA forma como as empresas estabelecem relações com os seus públicos encontra-se em constante mudança e parte dessa mudança tem como causa principal a emergência de utilização e importância das redes sociais. Desta forma, a comunicação sofre alterações com o surgimento e desenvolvimento das mesmas, uma vez que estas assumem um papel cada vez mais estratégico na comunicação entre a marca e os stakeholders (Costa, 2019). A par de todas estas mudanças, os serviços de streaming também vêm sendo desenvolvidos, conquistando o seu espaço, nomeadamente nas redes sociais. De entre as várias empresas do ramo do streaming, destacam-se a Netflix, com 78 888 269 gostos na página de Facebook e 596 199 seguidores no Instagram, a HBO, com 90 799 gostos na página de Facebook e 58 262 seguidores no Instagram e a Disney+, com 4 270 855 gostos na página de Facebook e 46 496 seguidores no Instagram, à data de publicação do trabalho. Como resultado da crescente utilização das redes sociais e a consequente presença das marcas nas mesmas, os marketeers têm o desafio de delinear fortes estratégias comunicacionais por forma a cativar e seduzir os consumidores, uma vez que estes podem utilizar o espaço digital para se envolver e mostrar o seu apoio ou desagrado com a marca em causa. Posto isto, para o sucesso das estratégias comunicacionais delineadas, as marcas devem alinhar a sua comunicação tendo em conta o marketing 5.0, uma vez que este visa atingir o lado emocional do cliente, despertando gatilhos mentais para o que mesmo se comporte a favor da empresa. O presente projeto de investigação tem como objetivo principal identificar e explorar do ponto de vista gráfico, semântico e de envolvimento, as ações de comunicação das plataformas de streaming, Netflix, HBO e Disney+, nas redes sociais, Facebook e Instagram. A investigação deste tema é elaborada através de uma abordagem mista, a partir da utilização de métodos qualitativos (observação e análise) e métodos quantitativos (inquérito online). Assim, a investigação encontra-se dividida em 2 campos: a análise de conteúdo e a perceção do utilizador. Deste modo, na análise de conteúdo (método qualitativo e quantitativo) foram analisadas 1 030 publicações no Facebook e 1 376 publicações no Instagram, onde foi realizada a mensuração de reações, comentários e partilhas de cada publicação, bem como a classificação do tipo de conteúdo e formato. No entanto, quanto à perceção do utilizador (método quantitativo) foi aplicado um inquérito online, que foi respondido por 74 pessoas com o objetivo de compreender a perceção dos stakeholders quanto à presença digital da Netflix, HBO e Disney+. Em suma, após toda a conjetura verifica-se que tanto na análise de conteúdo como na perceção do utilizador a Netflix é a marca que apresenta melhores resultados em todos os parâmetros estudados (Facebook, Instagram e questionário online). Comparando as outras duas marcas em estudo, a HBO apresenta melhores resultados no Facebook, ao contrário da Disney+ que se destaca mais no Instagram. Quanto à perceção do utilizador, fazendo um balanço-geral, a Disney+ também apresenta melhores resultados que a HBO.
- Model for Health Risk Assessment in Portuguese Housing SpacesPublication . Pinto, Manuel; Pastorinho, Manuel Ramiro; Lanzinha, João; Monteiro, MarisaCurrently, people spend most of their time inside their homes. However, poor conditions in terms of comfort and quality of the indoor environment can pose high risks to the inhabitants’ health. Therefore, a good quality environment is essential, since, in addition to the hazards present in indoor air (e.g., particles, (S)VOCs, CO, radon and tobacco smoke), extreme temperatures, relative humidity levels, pests (e.g., mold, dust mites and bioaerosols), noise, airborne infectious agents (e.g., SARS-CoV-2) and contamination through water and soil can cause physical injuries, respiratory diseases, damage to multiple organ systems as well as harmful effects on the mental health of the occupants. Faced with this requirement, housing evaluation models were studied together with the main types of risk that could affect the health of the inhabitants, with the objective of proposing a new evaluation model for housing health and safety risks, fitted to the occupants, and especially suitable for Portuguese dwellings, although applicable in other geographical contexts. As a result of this analysis, this article proposes a new model for evaluating health and safety risks in housing, applicable in Portugal, supported by an inspection form and, as the main difference from the existing models, parameter measurements, providing complementary data for the evaluation. This model was created based on a set of functional and regulatory requirements that were identified for the healthy use of living spaces. Twenty-eight hazards were identified, and the respective risk factors were assessed using different processes and target demographics, including visual inspection, parameter measurements, occupants’ age and location and age of housing. In order to validate the model and determine its usefulness, it was applied to a set of houses with different construction dates, locations and occupants. This exercise enabled the identification of hazard classes and the calibration and fine tuning of the model application. Finally, proposals for future work are presented in order to create a base of evolution for the model.