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- Calibração microscópica do modelo de Car-Following Intelligent Driver Model (IDM) recorrendo a veículo instrumentadoPublication . Franco, Gean Kenid Sifronio; Vasconcelos, António Luís Pimentel; Beghetto, Fernando Luiz MartinechenSão inúmeras as aplicações dos modelos de microssimulação de tráfego, desde a otimização de operações com o objetivo de maximizar a capacidade da infraestrutura existente à procura de soluções que conduzam à redução da sinistralidade rodoviária. Porém, a utilização dessas análises requer alto nível de especialização, são dispendiosas e o processo de obtenção dos parâmetros pode não ser simples, nem replicável para locais diferentes, uma vez que ainda não há metodologias consolidadas e os parâmetros variam de população para população. O modelo de car-following é um dos principais componentes dos modelos de microssimulação. A calibração dos respetivos parâmetros é essencial para atingir resultados precisos, mas sendo uma tarefa complexa e dispendiosa, os analistas recorrem frequentemente a valores pré- definidos ou a técnicas de calibração simples que oferecem reduzida transferibilidade. A presente dissertação teve como objeto a calibração microscópica do modelo de car-following Intelligent Driver Model (IDM). Para isso, foi realizada uma coleta de dados através de um veículo instrumentado, que permitiu analisar o comportamento de cinco condutores, alunos e professores, do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. O procedimento é relativamente simples e de baixo custo, necessitando apenas de um datalloger e uma pistola LIDAR. O processo de calibração se deu através de duas metodologias. A primeira por estimativa individual dos parâmetros, na qual foram separadas seções da coleta de dados onde cada parâmetro tinha maior influência que os demais, e a segunda, por otimização simultânea dos parâmetros. Os distintos processos de calibração executados nesse estudo mostraram desempenhos satisfatórios, e passiveis de serem replicados. Um desempenho ligeiramente melhor foi notado na calibração por otimização simultânea.
- O ensino à distância e o seu impacto na prática supervisionada do 1.º CEB na perspetiva dos estudantesPublication . Marques, Bárbara Figueiredo; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaEm virtude do contexto da pandemia Covid-19, situação presente nestes dois últimos anos, e na impossibilidade de as aulas serem presenciais, as escolas viram-se na obrigação de assumir novos desafios face às práticas letivas. Deste modo e decorrente desta situação pandémica, a primeira parte deste trabalho consiste numa reflexão crítica às práticas de ensino supervisionadas que realizámos, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico, quer na Educação Pré-Escolar, onde apresentamos evidências e refletimos acerca de todo o percurso percorrido. Relativamente à segunda parte (trabalho de investigação) considerando a educação um dos pontos fulcrais na vida de qualquer cidadão, abordámos a problemática do Ensino à Distância (EaD), enquanto alternativa ao ensino presencial para a consecução de todas as práticas pedagógicas. Posto isto, depreende-se que com esta investigação se pretende, perceber qual o impacto causado pela pandemia Covid-19 nas práticas supervisionadas, nomeadamente, compreender quais os métodos empregues, as soluções encontradas e as limitações ao nível do estágio realizado pelos estudantes, que frequentaram a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1.º Ciclo do Ensino Básico II, no ano letivo de 2019-2020, fazendo referência ao EaD como método alternativo de ensino. Para tal, foi realizada uma investigação de caráter qualitativo, recorrendo à entrevista semiestruturada como técnica de recolha de dados, feita a dez estudantes do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma Escola Superior da região centro de Portugal. Relativamente aos resultados obtidos, constatámos que o país passou por uma fase complicada, e que muitos foram os desafios, quer positivos, quer negativos que desafiaram as práticas de ensino, bem como todos os intervenientes educativos. Face ao exposto, pudemos compreender que o EaD e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foram o grande aliado do ensino permitindo a concretização das aprendizagens e a inovação pedagógica.