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- O impacto do poder de mercado e das relações bancárias nos custos de financiamento, performance e estrutura de capital das empresas portuguesasPublication . Gonçalves, Marisa Pessoa; Reis, Pedro Manuel Nogueira; Pinto, António Pedro SoaresA tomada de decisão por parte da gestão das empresas para recorrerem a financiamentos bancários necessita de ser bem avaliada, uma vez que trará oscilações nas demonstrações financeiras. Desta forma é crucial compreender de que maneira a relação com os bancos e as condições do mercado bancário poderão afetar a empresa económica e financeiramente. Os objetivos desta dissertação passam por avaliar de que forma o poder do mercado bancário e o poder relativo dos bancos condicionou as empresas portuguesas, nas várias dimensões empresariais (micro, pequena, média e grande empresa), entre o período de 2006 a 2018, considerando os períodos de crise, nomeadamente nos custos de financiamento suportados, na rentabilidade empresarial e na estrutura de capital das empresas. Esta investigação foi elaborada em parceria com o Banco de Portugal que cedeu o programa de estatística STATA, onde foram trabalhados os dados em painel, e que remeteu posteriormente os resultados originais apenas com as informações autorizadas. A metodologia utilizada para o tratamento dos dados foi através de painéis estáticos com efeitos fixos, Pooled OLS e com erros padrão Driscoll-Kraay. Relativamente aos resultados obtidos, revelou-se que quando o poder bancário de mercado aumenta, os encargos financeiros suportados pelas empresas também aumentam, sendo que o poder relativo dos bancos não tem qualquer influência nos mesmos. Tal conclusão também se verificou nos anos de crise. Relativamente ao desempenho empresarial, este aumenta nas PME quando recorre ao crédito bancário em mercados concentrados e diminui quando um banco tem um maior poder relativo. Nos anos de crise, as duas variáveis independentes aumentam a rentabilidade das empresas. Por fim, a estrutura de capital das empresas melhorou quando se verificou um maior poder de mercado, o que também aconteceu nos anos de crise. Mas perante um banco com maior quota, esta variável piorou nas grandes empresas e melhorou nas PME, tal como nos períodos de crise. Pretende-se com esta dissertação auxiliar a gestão das empresas na tomada de decisões bancárias, tendo presente o impacto que terão. Em investigações futuras sugere-se que seja feita uma análise onde sejam incluídos outros indicadores e variáveis, de modo a complementar a informação, tal como as condições de crédito e outros espaços geográficos e temporais.
- How Do Banking Characteristics Influence Companies Debt Features and Performance during COVID-19? A Study of Portuguese FirmsPublication . Reis, Pedro; Pinto, AntónioAbstract: This paper investigates how bank characteristics (market share, principal shareholders, profitability, and size), and the gender of the company’s board members, along with their supervisory abilities, influence the firm’s performance, cost of debt, and leverage. We extracted relevant data from a sample of nearly 18,300 Portuguese companies in 2020 (the pandemic year) to build our model with all the main explanatory variables; then, through the least absolute shrinkage and selection operator estimation, we reduced the variables. The robust ordinary least-squares standard-errors approach was applied by company size. Our findings allowed us to observe the crucial negative role of multiple bank relations, but only on the returns of small companies. A decrease in bank relations led to an increase in debt cost and reduced leverage across larger companies. Profitable banks generate higher company returns, mainly for small companies. Furthermore, the better-informed bank shareholders (management, institutional, or government) persuaded the banks to charge higher interest rates, resulting in a higher leverage ratio for companies of average size. Female board members tended to vote for lower debt ratios due to greater risk aversion, while the opposite was true of male board members. The supervisory capacity of the board in the area of bank relations showed a more substantial link with the increased financing costs of small companies. In brief, bank characteristics and board gender were strongly associated with the financial aggregates of companies relative to their size. This work contributes to the literature by using new bank characteristics and an original variable representing board ability to cope with bank relations. To the best of our knowledge, this is the first study to determine the association of the above characteristics in the Portuguese market relative to company size, and their impact on profitability, cost of debt, and leverage. The company board and banking systems should evaluate the impact of their decisions on corporate activity and make necessary adjustments.