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- Design of Data Management Service Platform for Intelligent Electric Vehicle Charging Controller Multi-charger ModelPublication . Baptista, Pedro; Rosado, José; Caldeira, Filipe; Cardoso, FilipeThe electric charging solutions for the residential market imply, in many situations, an increase in the contracted power in order to allow to perform an efficient charging cycle that starts when the charger is connected and ends when the VE battery is fully charged. However, the increase in contracted power is not always the best solution for faster and more efficient charging. With a focus on the residential market, the presented architecture is suitable for single-use and shared connection points, which are becoming common in apartment buildings without a closed garage, allowing for sharing the available electrical connections to the grid. The multi-charger architecture allows using one or several common charging points by applying a mesh network of intelligent chargers orchestrated by a residential gateway. Managing the generated data load involves enabling data flow between several independent data producers and consumers. The data stream ingestion system must be scalable, resilient, and extendable.
- Brincar na escola: Dar voz às criançasPublication . Rei, Mariana Santos; Eira, Paulo; Azevedo, AntónioO presente Relatório Final de Estágio é constituído por duas partes: a reflexão crítica sobre as práticas em contexto e o trabalho de investigação. Na primeira parte, apresentamos algumas práticas e evidências desenvolvidas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, efetuada no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar. Em simultâneo, é feita uma apreciação crítica das competências desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, nos dois contextos, assim como refletimos perante a aquisição de competências e conhecimentos. A metodologia adotada nesta parte envolve, nomeadamente, o Despacho n.º 16034/2010, 22 de outubro, ao qual estabelece os Padrões de Desempenho Docente. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação, sendo um estudo de natureza qualitativa, sustentada em entrevistas semiestruturadas de grupo, realizadas a 4 grupos de crianças, com idades entre os 5 e os 10 anos, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo tem como objetivo reconhecer o recreio como um espaço favorável para um adequado desenvolvimento integral da criança, analisando-o a partir do ponto de vistas das crianças. Os resultados obtidos permitiramnos concluir que: o brincar realiza-se, na maioria das vezes, nos espaços de recreio, em detrimento do seio familiar; o recreio deve estar associado ao tempo para brincar livremente, permitindo estilos de vida mais ativos e, consequentemente, mais saudáveis; as crianças devem ter mais espaço para brincar, uma vez que devem explorar o espaço de recreio livremente para usufruir dos elementos naturais; não devem ser privadas de criar relações com outras crianças, pois estas precisam de mais tempo para brincar e jogar, de forma a partilhar valores e a respeitar regras; é necessitário a presença dos professores e auxiliares nestes espaço, não como supervisores mas como pessoas que podem brincar com eles, promovendo uma partilha de culturas; as crianças precisam de ter acesso a mais recursos materiais de forma a se sentirem estimuladas; as crianças devem ser ouvidas.