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- Comportamentos aditivos sem substância numa amostra de adolescentes da região centroPublication . Sousa, Maria de Fátima de Jesus; Magalhães, Catia; Sargento, JoséTem vindo a aumentar a evidência de que os adolescentes passam muito tempo a jogar e que jogar em excesso pode conduzir a jogadores patológicos. A presente investigação tem como objetivo principal estudar comportamentos relacionados com dependências comportamentais sem substâncias, mais especificamente, o uso de videojogos e jogos de apostas (online e offline), numa amostra de adolescentes portugueses. Participaram neste estudo 247 adolescentes (56,3% do género masculino e 43,7 do género feminino) dos 13 aos 19 anos, duma escola pública da região centro. Utilizaramse as escalas: Internet Gaming Disorder Scale-Short-Form, itens da Impact of Gambling Advertising Scale, Child and Adolescent Mindfulness Measure e Escala de Bem-estar Psicológico e um questionário sociodemográfico. A análise descritiva e inferencial foi realizada com recurso ao SPSS, com grau de confiança de 95%. Os resultados apontam que 1.6% dos adolescentes foram classificados como jogadores com distúrbio de videojogos e 21.1% estão em risco de Internet Gaming Disorder-IGD. A prevalência de jogos de apostas no último mês atingiu 23%, com preferência por apostas desportivas online (70%). O género masculino apresenta maior perturbação de jogo (gaming e gambling). A IGD relaciona-se negativamente com o bem-estar psicológico e a intensidade de jogo de apostas relaciona-se negativamente com relações positivas. Também se verificou a inexistência de relação significativa entre mindfulness e o uso de jogos (online/offline). Constata-se a importância de considerar os adolescentes com dependência de jogo online, como os que estão em risco de vir a desenvolver essa perturbação e de planear a deteção precoce.