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- As rotas gastronómicas em Portugal: oportunidades e desafios futurosPublication . Barroco, Cristina; Amaro, SuzanneO turismo gastronómico tem vindo a assumir um papel de extraordinária importância em territórios que pretendem assumir-se como destinos turísticos. Este produto apresenta um conjunto diversificado de experiências, das quais se destacam as rotas gastronómicas. Estas proliferam um pouco por todo mundo e Portugal não é exceção, sendo vistas como possíveis instrumentos de combate à sazonalidade, diversificando a oferta turística, atraindo visitantes para territórios menos desenvolvidos em termos turísticos e contribuindo para a melhoria das condições de vida das populações. Tendo em conta o importante papel que as rotas gastronómicas podem desempenhar para a sustentabilidade dos territórios, importa perceber como estão a ser criadas, desenvolvidas e aproveitadas. Não existindo uma fonte única centralizada com informação relativa às rotas portuguesas, este estudo apresenta o levantamento e análise de 15 rotas gastronómicas existentes em Portugal continental. Estas foram analisadas de acordo com seis parâmetros previamente estabelecidos que permitiram concluir que existem rotas espalhadas por todo o território nacional, que ocorrem durante todo o ano, englobando diferentes produtos regionais e aderentes diversificados. Contudo, são ainda em número reduzido e nem sempre aproveitam todas as características do território.
- O desenvolvimento da inteligência emocional de crianças em idade Pré-EscolarPublication . Fernandes, Micaela Roque; Rocha, JoãoO presente Relatório Final de Estágio (RFE) elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico compreende duas partes. Uma primeira parte que incide na reflexão crítico-reflexiva sobre as aprendizagens de desempenho potenciadas em contexto da Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e uma segunda parte que remete para o estudo desenvolvido num jardim de infância na periferia da cidade de Viseu, com o intuito de compreender a inteligência emocional e que estratégias potenciam o desenvolvimento de competências emocionais de crianças em idade pré-escolar. A reflexão crítico-reflexiva sustentada nas orientações dos Padrões de Desempenho Docente, debruça-se sobre as práticas educativas implementadas e os materiais desenvolvidos e utilizados durante a prática. A segunda parte reporta-se à investigação realizada, é um estudo de cariz qualitativo, com características de investigação-ação, recorrendo à observação participante em contexto de estágio, a gravações áudio e ao registo fotográfico. A investigação realizada tem como principais objetivos: identificar as estratégias adequadas para a abordagem da inteligência emocional com crianças em idade pré-escolar; compreender de que forma as atividades desenvolvidas num jardim de infância influenciam as competências emocionais das crianças; compreender a importância da inteligência emocional no desenvolvimento de competências emocionais da criança; e construir conhecimento no âmbito da inteligência emocional com crianças em idade pré-escolar. Com os dados obtidos conseguimos tirar algumas conclusões, coincidentes com alguns estudos divulgados, dando resposta à questão-problema. Os resultados permitem-nos concluir que efetivamente existem estratégias que promovem as habilidades da inteligência emocional, o que possibilita competências emocionais. Assim, é necessário criar uma prática consciente e assente nas emoções, sabendo escutar e acolher a criança naquilo que a rodeia e desperta emoções.