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- O impacto do marketing na saúde dos portuguesesPublication . Serrano, José Maria Ponces de Serpa de Oliveira; Amaro, Suzanne Fonseca; Henriques, Carla Manuela RibeiroA investigação teve como objetivo analisar o impacto do marketing nos hábitos de saúde da população portuguesa. Foi realizada uma revisão abrangente da literatura sobre marketing social e seu impacto na promoção da saúde. A revisão forneceu informações valiosas sobre o papel do marketing em alterar as perceções do público e, influenciar o comportamento do consumidor face à sua saúde. Duzentas e vinte e duas pessoas responderam a um questionário para recolher dados sobre o impacto do marketing na promoção da saúde. Os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados, considera como crucial a comunicação que promove hábitos saudáveis para a sociedade. Os resultados indicaram que as campanhas de sensibilização têm potencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas, tendo um número significativo de inquiridos afirmado que estas campanhas tiveram um impacto tangível nas suas próprias vidas, levando a uma mudança de comportamento, ou crenças em relação aos cuidados de saúde. Os resultados desta investigação fornecem informações importantes sobre o impacto do marketing na promoção da saúde, destacando a importância deste na difusão de bons hábitos da saúde e na mudança de estilos de vida para uma direção mais saudável. Ao entender o papel do marketing na saúde, e na formação do comportamento do consumidor, podem ser criadas estratégias eficazes para promover comportamentos saudáveis e prevenir doenças.
- A importância do uso da cor na comunicação publicitáriaPublication . Barroca, Kelly Gaspar; Barroso, PauloO presente estudo centra-se na importância do uso da cor na comunicação publicitária, e tem o objetivo geral de aferir se a escolha das cores em publicidade afeta a interpretação das mensagens publicitárias e a reação emocional dos seus destinatários, bem como verificar se as cores influenciam os efeitos pretendidos e se são determinantes e eficazes nos anúncios. A partir de um estágio de quatro meses em regime presencial na Desigm - Comunicação e Publicidade, empresa gráfica situada em Mangualde, pretendeu-se pesquisar e analisar qual é a importância do uso da cor em projetos de comunicação publicitária e como a mesma é utilizada nos trabalhos pedidos pelos clientes, relacionando-os com projetos da concorrência. Neste relatório é apresentada a instituição acolhedora assim como as atividades desenvolvidas no local de estágio. Recorrendo à elaboração de um questionário e apresentando exemplos de algumas publicidades, pretendeu-se analisar se a interpretação das mensagens e as reações emocionais no público sofrem ou não alteração com e sem o uso da cor. Por outro lado, analisaram-se projetos realizados pela gráfica acolhedora do estágio (Desigm) e por uma gráfica concorrente (Ser e Parecer), com a finalidade de se realizar uma comparação cromática de publicidades e analisar como é usada a cor em cada projeto publicitário e se esse uso da cor difere entre as gráficas. Os resultados deste estudo afirmam que a maioria dos inquiridos consideram mais adequados os anúncios publicitários com cor, julgando que a mesma torna os anúncios mais apelativos, percetíveis, interessantes e agradáveis, face aos anúncios publicitários a preto e branco. Conclui-se que a presença da cor na comunicação publicitaria tem um papel importante para a maioria das pessoas, relativamente à compreensão das mensagens que os anúncios pretendem transmitir, assim como à reação emocional positiva. Para além dos inquiridos, os autores consultados na revisão de literatura que fundamenta teoricamente o presente estudo, atribuem uma grande importância à presença da cor na comunicação publicitária sendo esta, também, a principal conclusão deste trabalho académico.
