Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-29"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A importância dos planos de comunicação nas empresas: estudo de caso - ANTSOFTPublication . Pinto, Catarina Alexandra Teixeira; Vieiga, Pedro MotaA comunicação interna e externa de uma organização ajuda a definir a imagem e a identidade da mesma. Nos dias de hoje, principalmente com a evolução constante das novas tecnologias e da internet, é importante utilizar estes recursos a favor da empresa de forma a chegar, de forma mais rápida e eficiente, aos seus clientes. Por essa razão é importante definir um plano e uma estratégia de comunicação para “ajudar na hora de transmitir a mensagem.
- Transição e inclusão de alunos com Necessidades Educativas Específicas no Ensino SuperiorPublication . Pestana, Gisela Andreia Almeida; Felizardo, Sara; Lourenço, CarlaAtendendo aos pressupostos da educação inclusiva e ao aumento de alunos com Necessidades Educativas Específicas (NEE) no Ensino Superior (ES), importa refletir a sua transversalidade nos Processos de Transição para a Vida Pós-Escolar (TVPE) destes alunos, em particular para o Ensino Superior (ES), e a sua inclusão neste ciclo de estudos. O objetivo deste estudo, de carácter exploratório e misto, foi conhecer o processo de transição de alunos com NEE para o ES e a sua inclusão no contexto académico. Participaram cinco alunos com NEE, três do ensino superior e dois do ensino secundário, sendo que três tiveram a medida adicional adaptações curriculares significativas, e 29 professores do Ensino Secundário, da região Centro de Portugal (NUT II). Para a recolha de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos alunos, e um questionário ad hoc aos professores. Os dados foram explorados e analisados através de análises descritivas, inferenciais e de conteúdo. Os resultados evidenciam a existência de barreiras, dificuldades e facilitadores nos processos de transição e na inclusão no ES, sendo que a formação contínua e especializada, assim como a experiência de docência na área da educação especial e inclusiva, podem influenciar as perceções dos professores quanto à promoção, transição e inclusão de alunos com NEE no ES.