Browsing by Issue Date, starting with "2023-04-16"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel do Marketing Territorial na promoção de um destino turístico: o caso das Termas de São Pedro do SulPublication . Teixeira, Cláudia Sofia Gomes; Matias, Ana Mafalda; Diogo, JulienA presente dissertação de mestrado pretende abordar o papel do Marketing Territorial na promoção de um destino turístico. Os principais objetivos da pesquisa assentam na compreensão da importância das estratégias do Marketing Territorial, desenvolvidas pelos agentes responsáveis e de que forma contribuem no progresso de um destino turístico – as Termas de São Pedro do Sul. Nesse sentido, é fundamental encarar o objeto de estudo como um produto, com a finalidade de se ajustarem os métodos e critérios e encontrar soluções benéficas para o território. Esperam-se, assim, resultados que possam constituir indicadores com vista à satisfação das pessoas residentes, turistas e ao crescimento económico, social, político e cultural da região. Tendo em conta a natureza da investigação, foi escolhida uma metodologia de caráter quantitativo focada na pergunta inicial do estudo, – “Serão as estratégias doMarketing Territorial suficientes na promoção das Termas de São Pedro do Sul?” – e nos objetivos específicos que conduzem a investigação até à análise de resultados. Este ponto será fundamental para clarificar o caminho das questões e objetivos iniciais até à interpretação dos inquéritos realizados. O questionário, proposto a 200 turistas que frequentaram a estância termal entre 28 de agosto a 12 de setembro de 2022, esteve disponível em Hotéis e Residenciais das Termas, e foi também divulgado na rede social Facebook. Os resultados da investigação empírica traduziram-se em dados maioritariamente positivos, que refletem a boa implementação de estratégias de comunicação na região. Pode também comprovar-se que existem fatores a melhorar nesta divulgação, devendo, portanto, continuar a apostar-se no marketing e na marca - sobretudo nos meios digitais - de forma a alcançar mais público. O produto analisado são as Termas de São Pedro do Sul, as mais antigas da Península Ibérica e também das mais procuradas. Atualmente, são um destino turístico de referência, sobretudo pelas suas águas medicinais e pelos seus tratamentos terapêuticos, e anualmente a estância termal é visitada por milhares de turistas contribuindo, em grande medida, para a economia local.