Browsing by Issue Date, starting with "2023-04-26"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Plano de negócio: A importância da sala de snoezelen no retardar e prevenção dos efeitos da demência no Centro Social e Paroquial da Vila de SalzedasPublication . Ribeiro Carvalho, Viriato Manuel; Pereira Duarte, Filipe Alexandre; Santos da Silva Brinca, Joana AndreiaEste projeto está direcionado para a população idosa, cujo objetivo é o de promover o retardar dos efeitos nefastos da demência, através de estímulos cognitivos, sensoriais e físicos, bem como, a adaptação dos espaços físicos para a criação de uma sala de terapia snoezelen e uma sala polivalente onde se possa praticar atividade física e workshops de alimentação saudável. O crescimento do envelhecimento populacional, tanto no contexto regional como nacional, existindo cada vez mais uma maior incidência no aparecimento de demências neste segmento da população, torna este projeto uma necessidade perene na saúde dos idosos. Face a esta realidade e à inexistência de respostas a esta problemática pretendemos com este projeto inverter a tendência ascendente do aumento destas patologias, nomeadamente no concelho de Tarouca. Com base numa metodologia de caráter quantitativo, aplicou-se um inquérito por questionário aos vários inquiridos, seguindo-se a elaboração do projeto financeiro. Este trabalho demonstra que há uma consciencialização do problema instaurado e que a solução apresentada, dotar o Centro Social e Paroquial da Vila de Salzedas de equipamento que estimule os aspetos cognitivos, sensoriais e físicos, se apresenta como um projeto viável e com aceitação na população idosa, indo ao encontro dos objetivos do presente estudo.
- Colaboração entre contextos de vida na intervenção ao nível da comunicação e interação social na Perturbação do Espectro do Autismo: Estudo de Casos MúltiplosPublication . Pereira, Sara Beatriz Almeida; Xavier, Paula; Figueiredo, AbelA Comunicação e a Interação Social são áreas de dificuldades na Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), sendo fundamentais para viver em sociedade. A intervenção educativa na PEA pressupõe a articulação entre os diferentes contextos sociais de vida, a fim de promover o bem-estar e potenciar o desenvolvimento da criança. Atendendo a esse princípio, o presente estudo foi desenvolvido para responder à questão: “Quais as estratégias que se assumem como promotoras da comunicação e interação social de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, com diferentes níveis de gravidade, considerando os contextos de vida?”. Trata-se de um Estudo de Casos Múltiplos, tendo como participantes três crianças em idade pré-escolar com PEA e as respetivas Mães, bem como duas Terapeutas da Fala e três Educadoras de Infância. Procedeu-se à realização de Entrevistas Semiestruturadas às Mães, Terapeutas da Fala e Educadoras de Infância, Observação Naturalista de duas sessões de Terapia da Fala de cada criança, à Análise Documental dos processos individuais, elaboração de Ecomapas e aplicação de dois Questionários, o “Inventário das Necessidades da Família” e a “Escala de Avaliação do Apoio Social à Família”. Os resultados obtidos através de Análise de Conteúdo e estatística descritiva sugerem que os casos onde existe uma evolução mais evidente da criança, ao nível das competências de comunicação e interação social, correspondem aos casos em que existe uma articulação e colaboração mais efetivas entre os diferentes contextos de vida da criança com PEA. O desenvolvimento de estudos neste âmbito é importante para produzir literatura científica, mas também para interpretar e sustentar as práticas.