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- Educação Visual e Educação Tecnológia: a utilização de técnicas de arteterapia na inclusão de crianças com problemas de desenvolvimento e aprendizagemPublication . Ramos, Guilhermina Maria Lima Tebús dos; Felizardo, SaraÉ indiscutível a importância do estágio na formação docente, pois, além dos aspetos sociais, pelo potenciar do desenvolvimento pessoal, também permite um primeiro contacto com a realidade da profissão. O estágio é o culminar da formação académica. O relatório final de estágio tem como objetivo descrever o percurso académico da estagiária durante o período de observação, bem como do seu percurso nas Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) I, II, III, numa Escola Básica de Lisboa. O contacto com a prática de ensino permitiu à estagiária adquirir, trabalhar, desenvolver e aperfeiçoar as suas competências pedagógicas, as suas capacidades de interação e desenvolvimento pessoal, para exercer futuramente a função de docente. Nesse sentido, facilitou momentos de interação com toda a comunidade escolar, inclusive com os colegas de profissão e principalmente com os alunos, o público-alvo. O estágio permitiu uma abordagem profissional mais eficaz e realista do processo de ensinoaprendizagem. O presente relatório apresenta uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto escolar, tendo em conta as várias etapas vivenciadas pela estagiária durante os três semestres do curso de Mestrado em Educação Visual e Tecnológica do Ensino Básico. O documento está organizado em duas partes fundamentais, a saber: reflexão sobre as PES I, PES II, PES III; a segunda é destinada ao trabalho de investigação desenvolvido ao longo dos dois anos de mestrado. Todos os componentes desta reflexão estão relacionados com as práticas implementadas no contexto do EB. A reflexão contempla o enquadramento das PES, o local de estágio, os alunos/turma e os projetos finais relativos às práticas nas PES II e PES III, em contexto de sala de aula, nas disciplinas de Educação Visual e Tecnológica (EV-ET). Este relatório apresenta em perspetiva as principais competências que permitem capacitar os professores de EV e de ET e, ao mesmo tempo, pretende demonstrar a forma como estes contribuem para o desenvolvimento da motricidade fina, visual e plástica dos alunos e ainda para potenciar a sensibilidade estética e artística pelas diferentes circunstâncias culturais, segundo as aprendizagens essenciais definidas pelo Ministério da Educação (MEC). No que concerne à componente referente ao projeto de investigação, foram formulados os seguintes objetivos: i) analisar o envolvimento dos alunos com problemas de desenvolvimento e aprendizagem em atividades de expressão da criatividade através de técnicas de Arteterapia, na prática pedagógica de EV; ii) aferir o nível de participação e inclusão escolar de alunos com problemas de desenvolvimento e aprendizagem, no âmbito de atividades de Arterapia, na disciplina de EV. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativa, e exploratória, que incidiu sobre uma amostra de seis alunos da disciplina de Educação Visual do 6.º ano, três alunos com problemas de desenvolvimento e aprendizagem/ Necessidades de Saúde Especiais (NSE) e três alunos sem problemas específicos. Os instrumentos utilizados foram a Observação Naturalista e a Escala de Envolvimento de Leuven (Laevers, 1994). Os principais resultados obtidos permitem concluir que a Arteterapia potenciou o envolvimento e a participação nas atividades, bem como um aumento nas interações entre pares e promotora de inclusão. Neste sentido, a Arteterapia apresenta-se como uma oferta pedagógica, uma ferramenta educativa, com terreno privilegiado nas aulas de EV, que apela para a aceitação das diversidades. Estas são algo natural e benéfico e não um motivo de exclusão, o que contribuí para suprimir as suas carências, necessidades físicas e de saúde, bem como para desenvolver capacidades e competências.