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- Desenvolvimento de uma bicicleta elétrica de alta performance (E-bike)Publication . Pereira, Miguel Ângelo Barreiros; Delgado, Joaquim Duarte BarrocaNas últimas décadas temos vindo a tomar cada vez maior consciência de que o uso de energia de origem fóssil é responsável por emissões de gases de efeito de estufa com implicação nas mudanças climáticas e de que essa fonte é finita e um dia irá esgotar-se. Sendo o setor dos transportes na União Europeia o maior consumidor desta forma de energia e responsável por cerca de um quarto das emissões, estes factos têm motivado para a diversificação de fontes de energia renovável para reduzir essa dependência. As fontes de energia renovável de maior potencial são a solar, a eólica e a hídrica, que se caracterizam por serem inesgotáveis à escala da nossa civilização. Com base nesta ideia têm vindo a ser aperfeiçoadas as tecnologias para a sua captura convertendo a energia primária disponível na natureza em eletricidade que é gerada com taxas de emissão cada vez mais reduzidas e utilizada crescentemente, também, no setor dos transportes. Uma alternativa de transporte viável e cada vez mais utilizada em muitas situações é o uso da bicicleta. Para diminuir o esforço da sua utilização e melhorar o desempenho, a escolha assenta cada vez mais nas E-bikes, pois trata-se de uma alternativa de mobilidade versátil e que permite realizar as deslocações de forma mais cómoda do que com a bicicleta tradicional. Esta dissertação teve por objeto o estudo, o projeto e a implementação de uma E-bike de alto desempenho e eficiência. Esta constitui um meio de transporte viável para além de ser uma opção sustentável. Utiliza energia produzida cada vez mais a partir de fontes renováveis, contribui para a melhoria da qualidade do ar no meio onde é utilizada e promove hábitos de vida saudáveis. Após a realização de estudo cinemático da E-bike com base no desempenho e autonomia que desejávamos alcançar, desenvolvemos o projeto teórico para atingir o desempenho e eficiência que iriam justificar as escolhas dos componentes a utilizar na implementação. O quadro da E-bike destina-se não só a suportar o ciclista, mas também de todos os componentes mecânicos e elétricos como a bateria, o controlador e o motor elétrico. O formato escolhido foi o de um quadro que se assemelha ao de motas elétricas. Na fundamentação teórica foram realizadas simulações relativas ao desempenho dinâmico, potência requerida, consumos, autonomia e impacto ambiental. Após a concretização da E-bike foram realizados testes para comprovar se o protótipo com os componentes escolhidos permitia alcançar o desempenho e autonomia pretendidos. Essa validação foi dividida em 3 modos de condução (só com propulsão do ciclista, com propulsão elétrica pura e com propulsão híbrida) e constatamos que: (i) nos modos com propulsão elétrica pura e com propulsão híbrida os resultados alcançados superaram o previsto; (ii) no modo com propulsão só do ciclista os resultados ficaram um pouco aquém do idealizado na fase de projeto.
- Computational Fluid Dynamics Modeling of Ammonia Concentration in a Commercial Broiler BuildingPublication . Goncalves, J. C.; Lopes, António M. G.; Pereira, José L.S.In the present study, a numerical model was developed to predict the flow pattern inside a broiler building. The model intends to predict the velocities fields inside the domain and am-monia (NH3) emitted or released by litter from poultry housing. The numerical model developed in Computational Fluid Dynamics (CFD) commercial code, intends to represent a commercial broiler building, and intends to simulate the 3D and heat transfer, in steady state flow. The evaporative cooling pads were also included in the model. The validation of the model was based in experimental measurements obtained in previous studies. The simulations were fo-cused on Summer, Winter and also Mid-Season situation. The numerical results of NH3 concen-tration were compared with the experimental measurements, and a quite good agreement was verified. The numerical results allowed the characterization of: the inside flow pattern devel-oped for the summer and winter situation; the inside NH3 distribution, and the velocity field distribution inside the broiler building. It was found that NH3 concentration increases along the tunnel, especially in low flow rate imposed from the exhaust fan. Also, it was verified that the low velocities inside domain are no sufficient to remove the gaseous pollutants.