Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio num Agrupamento de Escolas TEIPPublication . Sorrilha, Sara Cristina Rama; Xavier, PaulaO presente Relatório centra-se no trabalho de prevenção do risco psicossocial em crianças e jovens e tem por base o estágio realizado num Agrupamento de Escolas TEIP. Desta forma, para além da apresentação e reflexão sobre o trabalho desenvolvido, o objetivo deste Relatório passa por entender a importância da valorização das competências socioemocionais por intermédio das expressões artísticas. Numa escola TEIP, a partir da rentabilização de diversas manifestações de cariz cultural e artístico, é fulcral desenvolver estas competências de forma a contribuir para o desenvolvimento pleno da criança ou do jovem, em especial os que apresentam algumas fragilidades socioafetivas. As competências socioemocionais validam, nas crianças e jovens, um sentimento de conquista em benefício do seu percurso escolar e pessoal. Sendo assim, é necessário, cada vez mais, enriquecer os programas pedagógicos, dando ênfase a uma escola de afetos, de incentivo, em prol das crianças/jovens. Neste Relatório, a par destas reflexões, é apresentado todo o ciclo de projeto que orientou o referido trabalho de estágio, desde a fase de diagnóstico, à planificação, implementação, tendo como eixos de intervenção a Colaboração em Projetos já existentes no AEM, a Integração de Crianças Refugiadas a Integração de Famílias Refugiadas, e, por fim, a avaliação. Conclui-se pela importância de criar mais suportes educativos na vertente da valorização e promoção das competências socioemocionais, capacitando as crianças e jovens para reconhecer, expressar e regular emoções, construir pontes, priorizar objetivos, cuidar de si e de tudo o que o rodeia, particularmente as que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade. Deve apostar-se numa escola criativa que valoriza as competências socioemocionais, uma vez que, uma escola que prioriza e assegura respostas tanto nível social como pessoal, atua como um impulso positivo na (trans)formação dos alunos e alunas.
- Eficácia da administração da cetamina intranasal na gestão da dor aguda : Uma revisão sistemática da literaturaPublication . Mendes, Carlos Gabriel Martins; Dias, António MadureiraEficácia da administração da cetamina intranasal na gestão da dor aguda. Contexto: A administração de medicação analgésica intranasal é de fácil acesso e rápida ação, sendo cada vez mais utilizada e com sucesso para o alívio da dor. Este estudo surge na sequência de determinar a eficácia e efeitos secundários relacionados com a administração intranasal da cetamina, em comparação com a administração de opioides, por diferentes vias. Objetivo: Determinar a eficácia na administração da cetamina intranasal, em comparação com a administração de opioides endovenosos e intranasais. Métodos: A realização da revisão sistemática com meta-análise seguiu os princípios propostos pelo Cochrane Handbook. A análise crítica, a extração e a síntese dos dados foram realizadas por dois investigadores, de forma isolada, e a análise estatística efetuada com recurso ao programa RevMan 5.2.8. Resultados: Foram incluídos três randomized controlled trials, envolvendo um total de 254 participantes. Os resultados da meta-análise apontam para a inexistência de diferenças significativas entre a administração de cetamina intranasal comparativamente à administração de opioides IV e IN, para alívio da dor aguda aos 5, 15 e 30 minutos. No que se refere aos outcomes: cefaleias, náuseas e tonturas como efeitos secundários, estes são mais evidentes no grupo de opioides, comparativamente ao da cetamina IN, embora sem significância estatística. Conclusões: A eficácia na administração da cetamina intranasal é uma alternativa válida perante os analgésicos opioides na gestão da dor aguda, apresentando relevância clínica na redução de efeitos secundários. Descritores: Administração intranasal; Cetamina; Analgésicos opioides; Dor
- Eficácia do ácido tranexâmico como agente hemostático em pessoas submetidas a artroplastia total primária do joelho e anca : Revisão sistemática da literaturaPublication . Loureiro, Fábio André Tavares; Dias, António MadureiraEnquadramento: O ácido tranexâmico (TXA) é um agente anti-fibrinolítico normalmente utilizado para reduzir a perda de sangue e da necessidade de recorrer a transfusões na artroplastia total primária da anca e do joelho, contribuindo para um menor tempo de internamento e recuperação mais célere. Objetivos: Evidenciar a eficácia do protocolo de administração profilática do ácido tranexâmico em pessoas submetidas a artroplastia total primária do joelho e anca. Métodos: Revisão sistemática da literatura realizada através da metodologia PRISMA, tendo por base os critérios PICO. A busca foi realizada nos bancos de dados PubMed e Web of Science, usando uma expressão de busca baseada nos seguintes termos MeSH: arthroplasty" AND ((Arthroplasty, Replacement, Hip) OR ((Arthroplasty, Replacement, Knee)) AND "tranexamic acid" AND "hemostatics" OR Hemostatics” (287 artigos). Após leitura, análise e aplicação dos critérios de inclusão estabelecidos resultaram 4 artigos que foram integrados neste estudo. Aplicadas as orientações da JBI à metodologia PRISMA tendo em conta os critérios PICO. Resultados: As evidências dos estudos revelam que o TXA possui um antifibrinolítico no campo cirúrgico devido à acumulação no espaço extracelular. Todavia, não tem efeito sistémico de ação e, por conseguinte, não impedirá a formação de coágulos noutras zonas. O TXA não foi associado a um risco acrescido de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar. A utilização profilática do TXA é igualmente eficaz na redução de hemorragias na ATA e na ATJ. Ambas as cirurgias tiveram um efeito semelhante na fibrinólise. O TXA, administrado na mesma dose, consegue uma redução comparável na hemorragia em doentes submetidos a ARA e ATJ. As alterações nos parâmetros de fibrinólise são semelhantes em ambas as cirurgias e isto pode explicar porque é que a mesma dose de TXA leva a uma redução semelhante na hemorragia. Conclusão: Os resultados obtidos sugerem que as grandes cirurgias ortopédicas estimulam o sistema de fibrinólise e que o TXA pode neutralizar parcialmente este efeito, tanto local como sistemicamente. Palavras-chave: Artoplastia primária total da anca; Artoplastia primária total do joelho; ácido tranexâmico.