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- Indicadores culturais como instrumento de avaliação de desenvolvimento sustentável no Alto Douro VinhateiroPublication . Andreia Filipa Pinheiro da Silva, Andreia Filipa Pinheiro da; Vieira, Isabel; Fernandes, DidianaA presente dissertação tem o prop6sito de estudar a cultura como elemento potenciador de desenvolvimento sustentável na região classificada do Alto Douro Vinhateiro, doravante designada por ADV, tendo por base o instrumento metodol6gico proposto pela UNESCO, mais especificamente, através dos indicadores temáticos da UNESCO para a Cultura na Agenda 2030. Neste sentido, com o presente estudo, pretende-se analisar, através de indicadores culturais, se o desenvolvimento do território em estudo assenta em princípios de sustentabilidade, comprovando-se se e valido considerar que o património cultural poderá conduzir a um desenvolvimento mais amplo e integrador. Os resultados que se procurou obter através deste estudo, só poderiam ser alcançados após se clarificar alguns conceitos essenciais. Com isto dito, foi necessário compreender o conceito de indicador, assim como, a sua relação com a cultura e, paralelamente, a interferência que essa exerce no desenvolvimento sustentável do território. Considerou-se essencial definir, ainda, o conceito de cultura, contemplando os diferentes significados que tem adquirido ao longo do tempo, assim como, a sua interligação com outros domínios da sociedade. A metodologia adotada assenta na recolha de dados primários e secundários, qualitativos e quantitativos, com vista a aprofundar o conhecimento sobre a temática em estudo. Pretende-se, através deste, propor uma metodologia específica, através da seleção de alguns indicadores, de entre os propostos pela UNESCO, que se considerem mais relevantes tendo em consideração o esforço e custo da sua obtenção. Os indicadores selecionados devem ser capazes de quantificar e fornecer dados que permitam compreender como a cultura interage, influencia e contribui para o processo de desenvolvimento do território em analise. Em última instância, o estudo visa compreender, por meio de uma análise comparativa, se o ADV teve um desenvolvimento assente na sustentabilidade, após a adesão a Lista do Património Cultural da Unesco em 2001. Para isso, com base nos mesmos indicadores, será efetuada uma análise de dois anos distintos, um mais próximo a data da classificação e outro mais próximo da atualidade, para que, assim, a comparação possa ser exequível. Os resultados obtidos revelaram que existiu uma evolução cultural positiva no ADV, após a sua integração pela UNESCO na Lista do Património Mundial, capaz de promover o desenvolvimento sustentável do território. Embora existiam ainda algumas lacunas a ultrapassar, tem sido dada, por parte dos atores locais, especial atenção aos aspetos culturais da região e aos seus benefícios enquanto elemento potenciador de desenvolvimento social, económico e ambiental, agregando características de sustentabilidade benéficas não só ao território, como também, à própria cultura.
- Plano de Marketing do Centro Interpretativo Casa do TempoPublication . Alves Santa Cruz, Sofia; Guia, Ana; Fonseca, SusanaEste Plano de Marketing foi idealizado com o objetivo de desenvolver estratégias inovadoras para o Centro Interpretativo Casa do Tempo, inaugurado a 2 de agosto de 2013 e que se localiza no concelho de Cabeceiras de Basto. A escolha deste centro interpretativo tem o propósito de criar estratégias para melhorar o desempenho e a dinâmica deste espaço. Enquanto visitante da Casa do Tempo e residente deste município, é possível considerar que o Centro Interpretativo poderia ter uma maior promoção, aproveitar melhor o seu espaço, criar atividades mais diversificadas, intensificar o turismo e proporcionar uma melhor experiência aos seus visitantes. Para a execução deste Plano de Marketing foi feita uma recolha e uma análise de dados relevantes para a investigação e para o seu desenvolvimento. Este plano dividiu-se em várias etapas: A primeira passou pela elaboração de um enquadramento teórico referente a alguns conceitos importantes para este projeto. A segunda passou pela realização de uma análise de forma interna e externa do Centro Interpretativo, onde se deu a concepção de um questionário onde 126 pessoas responderam a algumas questões, como por exemplo, se já tinham visitado a Casa do Tempo; a sua satisfação quanta a visita; e o motive pela qual a fizeram. Também foram expostos e delineados os objetivos e as estratégias deste plano, assim como análises a concorrência, análises de conteúdos, análise SWOT e uma implementação do Marketing Mix, que foi mais focado na parte da Promoção/Comunicação, que segundo o inquérito realizado e depois de ser feita uma investigação, foi possível perceber que este e um dos pontos fracos deste espaço. Seguidamente, foi importante identificar a estratégia criativa e tudo aquilo que lhe concerne, bem como a calendarização e o orçamento deste Plano de Marketing. Por fim, através de alguns dados concedidos pelo Centro Interpretativo e através do questionário desenvolvido, foi possível constatar a falta de promoção e de inovação e por essa razão, foi criado uma Mapa de Experiência onde são expostos casos práticos de forma a solucionar as questões que estão para ser melhoradas.