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- The multiple layers of dark tourismPublication . Ferreira, Mariana Sousa; Fernandes, Carla Maria Alves da Silva; Vicente, Margarida Alexandra LopesO Dark Tourism e o Turismo Literário são dois tipos de turismo que tem motivado o interesse e consequente estudo por parte da comunidade académica. O Dark Tourism está maioritariamente relacionado com visitas a locais reais ou recriados onde ocorreram catástrofes, cenários de sofrimento e morte, de modo a satisfazer um conjunto de motivações turísticas desde a curiosidade à aprendizagem e ao lazer. Por outro lado, o Turismo Literário está relacionado com a realização de uma viagem que é inspirada na associação existente com autores ou com as sua obras literárias. De alguma forma, estes dois tipos de turismo aparentemente diferentes, convergem simultaneamente em alguns destinos tornando-os alvo de atração turística. Nestes locais, os residentes tornam-se ainda mais parte do destino porque são parte da história e da estórias do mesmo. A literatura é escassa no estudo desta relação de aspetos literários e dark no mesmo destino pelo que este trabalho se revela pertinente quer do ponto de vista concetual, quer de implicações práticas à gestão destes destinos. Por outro lado, a perceção dos residentes é fundamental dado serem parte do destino, da própria oferta turística e fortemente influenciadores da experiência que os turistas vivem. Neste sentido, o presente trabalho pretende analisar a perceção dos residentes de Sintra sobre a Quinta da Regaleira como um destino turístico que oferece uma experiência de Dark Tourism e de Turismo Literário. Para isso, desenvolveu-se um instrumento de medida – questionário – de forma a medir a perceção dos residentes sobre as motivações de procura de Turismo Literário e de Dark Tourism na Quinta da Regaleira e ainda analisar a perceção sobre os impactos do desenvolvimento destes tipos de turismo no destino Sintra. Os resultados obtidos nos 250 inquéritos aplicados aos residentes, estão em linha com a literatura em turismo existente. O trabalho apresenta as implicações destes resultados, as limitações do estudo e traça algumas linhas de investigação futura.
- Crowdfunding sustentável: criação de valor sustentável ou GreenwashingPublication . Rosário, Nuno Manuel Henriques do; Melão, Nuno Filipe RosaA indústria global de finanças alternativas online tem vindo a crescer consecutivamente assente em vários modelos de empréstimo. Em particular, o crowdfunding como mecanismo de financiamento, ganha relevância no contexto das finanças empresariais. A literatura evidencia produção de conhecimento no que respeita a especificidades como sejam o conceito em geral, modalidades, campanhas, intervenientes e suas motivações para a ação, carecendo de maior profundidade o desenvolvimento de investigação ao nível do direcionamento deste mecanismo de financiamento para investimentos que visam fomentar ações de empreendedorismo sustentável. Esta latente evolução do nível de conhecimento revela-se de particular preeminência, na medida em que, contribuirá para aferir se o crowdfunding na “modalidade de empréstimo”, coopera no processo de criação de valor sustentável, ou se estamos perante práticas de greenwashing, direcionando financiamento para outras finalidades. A complexidade de avaliar a sustentabilidade tendo por base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (subdivididos em 169 metas, medidas por 243 indicadores), conduziu-nos ao desenvolvimento de um framework, composto por cinco etapas, almejando classificar os projetos quanto ao seu nível de sustentabilidade. Depois de desenvolvido e testado por via da realização de um estudo piloto, aplicou-se a um conjunto de cinquenta projetos, selecionados por conveniência, através de seis plataformas de crowdfunding europeias que, financiando projetos alinhados com os ODS ambicionam contribuir para o desenvolvimento sustentável. O nível de sustentabilidade médio obtido na amostra é de 2,57 (escala de 1 a 4), ao nível qualitativo 70% encontram-se entre o “Reduzido” e o “Bom”, verifica-se consciencialização sustentável para a generalidade das ações, as iniciativas de sustentabilidade encontram-se bem definidas, carecendo de melhoria o processo de comunicação das iniciativas de sustentabilidade transmitidas para o exterior. Confirmou-se o papel do crowdfunding no processo de criação de valor sustentável sob ponto de vista económico, social e ambiental, sustentando a sua evolução e potencial de crescimento. Pese embora, ainda que, com uma grande margem de evolução no sentido de homogeneizar práticas e conhecimento, não se confirma o direcionamento de financiamentos obtidos para meras ações de “greenwashing”, vaticinando-se o crowdfunding como um relevante agente dinamizador de criação de valor sustentável.