Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-18"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolarPublication . Santos, Ana Cristina Silvestre; Rocha, JoãoO Relatório Final de Estágio (RFE) que apresentamos foi materializado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Este relatório encontrase dividido em duas partes. Na primeira parte deste Relatório incidimos criticoreflexivamente sobre as experiências e aprendizagens potenciadas pela Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A reflexão apresentada é sustentada pelas orientações preconizadas pelos Padrões de Desempenho Docente. Na segunda parte, damos a conhecer a investigação levada a cabo num agrupamento de escolas da zona centro, com características rurais. Os inquéritos por questionário foram aplicados aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pais/encarregados de educação com filhos/educandos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas onde a investigação foi realizada, de modo a analisar a importância do envolvimento dos pais/ EE na vida escolar dos filhos/educandos para que estes atinjam o sucesso, perceber também as dinâmicas entre os pais/EE, professores e alunos, assim como compreender que impacto que estas dinâmicas têm no sucesso dos alunos, construindo assim conhecimento no âmbito da relação entre a participação dos pais e o (in)sucesso escolar. Com os dados obtidos é-nos dado verificar que a participação dos pais na escola interfere com o sucesso escolar dos alunos, dando assim resposta à questão-problema. Os resultados permitem-nos concluir que a dinâmica positiva entre pais/EE e professores, neste caso em concreto no 1.º CEB, impacta positivamente os alunos e o seu sucesso na escola.
- Ética do Outro: A dialéctica do in-dividuus com o colectivoPublication . Barroso, PauloO objectivo desta proposta é, através de uma estratégia reflexiva e problematizante assente numa dialéctica do Outro, enquadrar as relações subjacentes entre: 1) ética-liberdade/acção livre; 2) indivíduo-sociedade; 3) indivíduo-norma. Também se pretende reflectir sobre questões em torno de uma ética do Outro, mediante questões como: Temos deveres naturais em relação ao Outro? Existe algum fundamento para a força jurídica que nos obriga a ser solidários com o Outro? A ética do Outro é decretável? Existe ou pode existir liberdade absoluta? Por que razão os seres humanos devem ter direitos consagrados?