Browsing by Issue Date, starting with "2023-09-25"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiançaPublication . Pinto, Raquel Alexandra Conceição; Melo, Ana Luísa Pinto De Souto; Cavadas, RicardoO presente Relatório Final de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viseu, é composto por duas partes, designadamente: numa primeira parte, apresentamos uma análise reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III; numa segunda parte, apresentamos o Trabalho de Investigação desenvolvido, cujo objetivo focava-se em apurar e compreender quais os contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança dos alunos. Revelamos interesse em analisar e refletir se a intervenção da Expressão Dramática nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica acresce a autoconfiança dos alunos e identificar de que forma a autoconfiança se relaciona com o desenvolvimento da expressão. Procuramos detetar quais os motivos associados ao erro e à capacidade de expressão e ainda sintetizar estratégias pedagógicas, em Educação Visual e Educação Tecnológica, relacionadas com a motivação e autoconfiança. No que respeita à Metodologia, optámos por uma investigação de natureza mista (quantitativa e qualitativa), recorrendo ao desenvolvimento de um estudo de caso múltiplo junto de duas turmas de alunos do 5ºano, num número total de 36 participantes. Como instrumentos de recolha de dados procedemos à aplicação de questionários e da observação participante. As técnicas de análise de dados foram a análise de conteúdo e análise estatística simples. Quanto aos resultados obtidos, estes permitiram-nos chegar a algumas conclusões relativamente aos objetivos iniciais enunciados. Nomeadamente, possibilitaram aferir a perceção dos alunos relativamente ao erro, expondo uma ligação entre o receio de estar errado e o desenvolvimento da capacidade de expressão; identificámos uma ligação entre a autoconfiança e a expressão; sintetizámos estratégias pedagógicas utilizadas nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica que acrescem a motivação e autoconfiança e ainda compreendemos que a intervenção da Expressão Dramática influência positivamente o desempenho dos alunos.