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- Necessidades de saúde especiais : da revisão da literatura ao planeamentoPublication . Salgado, Andreia Filipa Anunciação; Amaral, Maria Odete PereiraIntrodução: Permitir que todas as crianças beneficiem de uma educação regular, independentemente das suas necessidades de saúde especiais, continua a ser um dos principais desafios que os sistemas educativos enfrentam. Neste contexto, a Enfermagem Comunitária, tendo como espaço de intervenção o indivíduo e/ou grupos e/ou comunidade, capacita o profissional para prestar cuidados de saúde específicos e diferenciados às crianças com necessidades de saúde especiais e suas famílias, num trabalho em pareceria com toda a comunidade escolar. Objetivo: Mapear as evidências científicas existentes sobre o conhecimento dos professores sobre a inclusão de alunos com Necessidades de Saúde Especiais no ensino regular e planear um curso de formação para professores do ensino regular. Metodologia: Scoping Review com base nas recomendações do Joanna Briggs Institute e do PRISMA-ScR, com pesquisa de artigos nas bases de dados eletrónicas PubMed e CINAHL complete (via EBSCOhost), com friso temporal de janeiro de 2019 até maio de 2023, nos idiomas português e inglês. A extração e síntese dos dados e a sua seleção foram realizadas por dois revisores independes, com recurso ao aplicativo Rayyan. Resultados: Dos 84 artigos analisados, foram incluídos 5 artigos que respondiam à questão de pesquisa. As evidências dos estudos revelaram que ainda há muitos professores com conhecimentos limitados sobre como lidar e ensinar alunos com necessidades de saúde especiais, possuem uma compreensão inadequada da educação inclusiva e falta de preparação para ensinar estes alunos, não revelam possuir qualificações académicas e de formação necessárias para a inclusão de alunos com necessidades de saúde especiais. As barreiras inerentes à inclusão são a falta de materiais educativos adequados, tempo limitado para dedicar atenção suficiente aos alunos com necessidades de saúde especiais, conhecimentos limitados sobre as necessidades de saúde especiais, salas de aula que não foram concebidas para alunos com incapacidade física e número elevado de alunos por turma. Conclusões: Os estudos revelam fracos conhecimentos por parte dos professores para apoiarem as crianças com Necessidades de Saúde Especiais. Assim, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária desempenha um papel essencial na capacitação desta comunidade escolar como um garante dos seus direitos universais. Palavras-chave: Crianças com Necessidades de Saúde Especiais; Professores; Conhecimento; Enfermeiro; Enfermagem Comunitária.
- Socorrer : primeiros socorros no pré-escolar da cidade de MangualdePublication . Costa, Inês Margarida Gonçalves; Chaves, Cláudia Margarida Correia BalulaIntrodução: A abordagem inicial a uma vítima de doença súbita, de forma a prevenir, alertar ou socorrer, preservando a vida, e diminuindo a incapacidade, é fundamental. Os primeiros socorros são uma habilidade elementar para todos os humanos de todas as idades e o ensinar as crianças pequenas no jardim-de-infância e na escola pode ser uma forma eficaz de se desenvolverem capacidades de primeira ajuda e prevenir efeitos por lesões graves. Objetivos: Avaliar o nível de conhecimentos em primeiros socorros dos alunos do pré-escolar, conhecer os efeitos de uma formação sobre primeiros socorros aos alunos do pré-escolar perante uma vítima a necessitar de ajuda e aumentar a literacia da comunidade pré-escolar sobre primeiros socorros. Métodos: Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo-correlacional, com pré e pós avaliação, numa amostra constituída por 80 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos de idade da Cidade de Mangualde. Aplicou-se ainda uma grelha de observação do bem-estar das crianças e implicações das atividades nas crianças, durante as sessões formativas. Resultados: As crianças, do primeiro para o segundo momento avaliativo, entreposto com a ação formativa, revelaram aumento dos seus conhecimentos em todas as questões referentes aos primeiros socorros. As crianças com idades de 5 e 6 anos revelaram um nível de conhecimentos mais elevado, em ambos os momentos de avaliação. Conclusões: Realizar intervenções em crianças, nos contextos dos cuidados de saúde, concretamente em primeiros socorros, demonstra ser essencial para fornecer conhecimentos e competências indispensáveis na tomada de decisões corretas em momentos que se encontrem perante uma vítima a necessitar de ajuda. É impreterível que as crianças sejam dotadas de autoconfiança e competências essenciais para lidarem com as situações que possam surgir, tornando-as heróis dos primeiros socorros. Palavras-chave: Primeiros Socorros; Pré-escolar; Capacitação; Enfermagem Comunitária