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- A gestão curricular na promoção de práticas inclusivas: um estudo comparativo entre Brasil e PortugalPublication . Jaracescki, Fernanda Hammes; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaTemáticas voltadas para a Educação Especial e Inclusiva têm-se apresentado cada dia mais presentes na sociedade. Neste contexto, o presente estudo intitulado “A gestão curricular na promoção de práticas inclusivas: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal”, tem como objetivo principal apresentar o cenário dos sistemas educativos do Brasil e Portugal sob a temática da Educação Especial e Inclusiva. O processo de inclusão de alunos com necessidades especiais condiz a uma ação que, embora não aparente, apresenta um alto grau de complexidade. A escolha desta temática partiu da observação, mediante a cultura existente na sociedade que durante um bom período negligenciou os direitos desse público, encarando-os como inferiores e incapazes. Assim, a presente pesquisa visa através da investigação verificar as principais diferenças e semelhanças acerca dos sistemas educativos de Brasil e Portugal em relação à Educação Especial e Inclusiva, avaliando aspetos, como as leis vigentes em ambos, métodos aplicados para o ensino, formação docente, entre outros.. O estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, sendo utilizado como método de investigação a pesquisa documental, a partir de livros, artigos científicos, teses, monografias, documentos governamentais que respondessem ao objetivo da presente investigação. Portanto, diante da pesquisa desenvolvida, em que ambos os países apresentam grandes avanços no que concerne à educação especial e inclusiva, constata-se que o Brasil apresenta o retrocesso mais aparente através de questões como formação docente, estrutura das escolas, investimentos na área da educação, entre outros fatores, que o coloca em desvantagem mediante o cenário apresentado relativamente a Portugal.