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- O Papel da Responsabilidade Social no Envolvimento nas Redes Sociais e Brand Attachment das Marcas de Moda - Estudo de Caso da Geração ZPublication . Lopes, Margarida Caramelo; Santos, Sara; Ferreira, SóniaO conceito de responsabilidade social e ambiental é cada vez mais valorizado pelo consumidor, que se encontra mais consciente dos impactos negativos associados à indústria da moda. Com o objetivo de se adaptarem a esta nova realidade, as marcas de moda utilizam as redes sociais para divulgar as iniciativas conscientes » sustentáveis, promovendo uma imagem positiva e criando uma relação com os consumidores. Assim sendo, as plataformas digitais tornaram-se numa ferramenta essencial, para à criação de brand attachment através da partilha de ações de responsabilidade social, desenvolvendo uma ligação entre o consumidor e a marca. O objetivo da presente investigação danalisaro papel daresponsabilidade social na criação de envolvimento nas redes sociais das marcas de moda e no desenvolvimento da ligação à marca, por parte da Geração Z. Nesse sentido, foi desenvolvido um estudo empírico, constituído por entrevistas a três marcas de moda sustentáveis portuguesas (La Mot. Flair by MR e Kalimearal, pela análise às redes sociais de três marcas de moda sustentáveis (Naz, Isto e Tentree) e por fim, foi realizado um Inquérito por questionário, onde se aplicou à uma amostra de 284 individuos, Os resultados obtidos confirmaram à impacto positivo da responsabilidade social no envolvimento dos consumidores nés redes sociars das marcas de moda, e também demonstraram a influência da responsabilidade social da marca, nó desenvolvimento de brand attachment.
- Preservação do Meio Ambiente: Perspetivas de Professores no 1.ºCiclo do Ensino BásicoPublication . Marques, Rafaela Neves; Novais, AnabelaO presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Preservação do Meio Ambiente: Perspetivas de Professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos espelham todo o percurso formativo durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como base as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Como tal, este relatório é o culminar de uma reflexão sobre o percurso formativo, onde a teoria e a prática se conjugaram. A primeira parte refere-se às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte apresentase o estudo de investigação, que teve como objetivo verificar de que modo as atividades práticas investigativas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) podem contribuir para a educação ambiental. Trata-se de uma investigação qualitativa, que teve como participantes três professoras de escolas de 1.º CEB de agrupamentos do concelho de Viseu e três professoras de escolas de 1.º CEB de agrupamentos do concelho de Ovar. Para a recolha de dados, optou-se por uma entrevista semiestruturada, com posterior análise de conteúdo das unidades de registo das participantes. Os resultados evidenciam que as entrevistadas atribuem importância à educação ambiental, uma vez que permite formar cidadãos mais conscienciosos dos problemas ecológicos graves que ameaçam cada vez mais a harmonia entre o Homem e a Natureza, bem como formar cidadãos proativos na construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada. No entanto, apresenta ainda constrangimentos, tais como tempo insuficiente, falta de algum material de laboratório para realizar experiências na escola, de contentores próprios para a recolha seletiva dos resíduos na escola, excesso de burocracias, dificuldade em mobilizar algumas famílias para continuarem o trabalho feito na escola e escola pouco proativa na área.